segunda-feira, 20 de maio de 2013

Summoning – Old Mornings Dawn (2013)




1. Evernight
2. Flammifer
3. Old Mornings Dawn
4. The White Tower
5. Caradhras
6. Of Pale White Morns And Darkened Eves
7. The Wandering Fire
8. Earthshine

Há quase 20 anos atrás, os austríacos do Summoning foram responsáveis pelo surgimento do Epic Black Metal Atmosférico, através do seu clássico e até hoje melhor trabalho, Minas Morgul (1995). De lá para cá, assumiram o trono do estilo e lançaram uma série de grandes trabalhos, sempre com inspiração lírica na obra de Tolkien. Após 7 anos de hiato, no início desse ano viram seu trono ameaçado pelos novatos americanos do Caladan Brood, que com o surpreendente Echoes Of Battle, parecia ter potencial para superar seus mestres. Por isso, não se pode negar que Old Mornings Dawn era ansiosamente esperado por todos, que se perguntavam qual seria a resposta de Protector e Silenius, a dupla por trás do Summoning. Pois bem, aqui está ela!

Apesar da base da sonoridade que marcou a carreira da banda continuar aqui, guitarras distorcidas, vocais agressivos, uso variado dos sintetizadores, o Summoning reinventou alguns aspectos de seu som. As músicas estão um pouco mais longas e variadas, os riffs estão mais pesados e com uma pegada mais progressiva, servindo de plataforma para uma variedade maior nos sintetizadores, vocais limpos aparecem com um pouco mais de frequência e uma complexidade maior nas composições. Indiscutivelmente, o estilo de compor evoluiu de forma considerável e podemos ouvir uma maior riqueza em sua sonoridade, com uma infinidade de sons e texturas, dando um detalhamento muito maior a suas músicas. Old Mornings Dawn é um trabalho mais denso e a atmosfera que emana dele é hipnótica. O maior destaque do álbum é sem dúvida a sombria “The White Tower”, que possui um excelente refrão. Vale citar também aqui a ótima “Flammifer”, as sombrias “Caradhras” e “Of Pale White Morns And Darkned Eves” e a mântrica e majestosa “Earthshine”, que possui coros simplesmente magníficos.

O Summoning construiu um legado em sua carreira e toda a coerência e qualidade musical que sempre demonstraram, lhes renderam reputação e respeito entre os amantes do bom Heavy Metal. Suas músicas e letras, que bebem na fonte de Tolkien, sempre tiveram a capacidade de mergulhar o ouvinte em um mundo de fantasias e batalhas épicas, não sendo diferente em Old Mornings Dawn. Com um trabalho que faz juz a sua história, o Summoning mostra a todos que, apesar do hiato de 7 anos, ainda é a principal banda dentro de seu estilo, e que tem muita lenha para queimar. Para escutar lendo O Senhor dos Anéis!

NOTA: 9,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário