segunda-feira, 27 de maio de 2013

Gutted Souls – Unconscious Automaton (2013)




1. The Undying Stars
2. Psychopathic Ruler
3. Dancing to the Sound…of the Powers That Be
4. Words of Hate
5. Mondo Psycho (Demo 2011 – Bonus)
6. The Undying Stars (Demo 2011 Bonus)

Não tem como negar a qualidade do underground nacional nos dias de hoje. Nem o mais chato e exigente dos bangers pode negar o fato de que muitas de nossas bandas estão no mesmo nível, ou são até superiores que muitas do cenário internacional. E isso também se aplica aos cariocas do Gutted Souls e seu Brutal Death Metal. O material que apresentam, além de ser um massacre para ouvidos mais sensíveis, tem alta qualidade!

Esse EP é apenas o primeiro trabalho da banda, que está na estrada desde 2004, mas que só estabilizou sua formação no ano de 2010. Ainda sim, mostram muita segurança, criatividade e técnica em Unconscious Automaton. Apesar de a proposta aqui ser um Brutal Death Metal para lá de doentio, não caem na tentação de apostar apenas na velocidade, enriquecendo seu som com ótimas partes cadenciadas. O que mais me chamou a atenção foi o vocalista Iron. O cara é a ignorância em pessoa (no bom sentido.) com seus urros pra lá de brutais, mas ainda sim, com uma dicção que permite ao ouvinte entender perfeitamente as letras, algo raro e digno de elogios. “The Undying Stars” dá início ao massacre, com velocidade, brutalidade e um riffs para lá de marcantes. Já em “Psychopatic Ruler”, numa linha mais tradicional, a banda não tem pena dos ouvidos alheios e nos presenteia com uma faixa simplesmente massacrante. Para mim, a melhor do trabalho. Continuam com o pé no acelerador, com a variada “Dancing to the Sound...of the Powers That Be”, onde o destaque é a variação entre velocidade, brutalidade e partes mais cadenciadas. Essa variação volta a aparecer na ótima “Words of Hate”, faixa técnica, brutal e riffs para lá de brutais. Finalizando o trabalho, temos de bônus duas faixas da demo do grupo, de 2011, que contam com uma produção bem abaixo do restante do material, mas que ainda sim nos permite ver toda a capacidade do Gutted Souls.

O trabalho aqui pode não primar pera originalidade, mas possui qualidade de sobra, e isso é o que conta ao final de tudo. A música do Gutted Souls transpira brutalidade, e se você é fã de formações como Suffocation, Deicide, Cannibal Corpse, vai gostar muito do trabalho apresentado aqui. Sem dúvida, um ótimo EP de estreia, e que nos deixa ansiosos pelo primeiro álbum completo da banda.

NOTA: 8,5


Nenhum comentário:

Postar um comentário