sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Metropolitan Intent – 1985 – 1988: The Ancient Scriptures (2013)




Metropolitan Intent – 1985 – 1988: The Ancient Scriptures (2013)
(Independente - Importado)

Chapter I:
01. Ancient Scripture # 1
02. Ancient Scripture # 2
03. Ancient Scripture # 3
04. Ancient Scripture # 4
05. Ancient Scripture # 5
06. Ancient Scripture # 6
07. Ancient Scripture # 7
Chapter II:
08. Ancient Scripture # 8
09. Ancient Scripture # 9
10. Ancient Scripture # 10
11. Ancient Scripture # 11
12. Ancient Scripture # 12
13. Ancient Scripture # 13
14. Ancient Scripture # 14

No início tínhamos uma divisão bem simples de estilos dentro do Metal. Black, Death, Thrash, Melódico, Tradicional e por ai seguia. Então um belo dia surgiram subestilos dentro desses estilos. Death Melódico, Black Sinfônico, Groove Metal entre outros. Bem, agora o Metal se encontra em uma fase ainda mais avançada, pois temos subestilos dentro dos subestilos. Complexo não é? É meio a essa festa de estilos e subestilos que se encaixa o duo americano Metropolitan Intent. Qual rótulo devemos aplicar a banda? Bem, ainda estou tentando identificar.
Formado por Winterfront (guitarras, vocais, sintetizadores e flauta doce) e Caco (baixo, vocais, bateria programada e percussão), eles se intitulam como uma banda de Dream Metal (mais um subestilo?), mas a verdade é que a gama de estilos e influências aqui é enorme. Você irá encontrar, em boa parte do tempo, uma base calcada naquilo que alguns hoje chamam de Progressive Black Metal, mas ao mesmo tempo é possível identificar diversas outras influências dentro de sua música como Shoegaze, Industrial, elementos eletrônicos, psicodelia, música étnica e Post Rock. Em alguns momentos, durante a audição desse trabalho, você vai se sentir meio a uma obra de arte surrealista e isso não é exagero da minha parte.
O trabalho foi todo gravado na residência de Winterfront, produzido e mixado pela banda e a parte gráfica, belíssima por sinal, foi toda feita também por Winterfront. Para não dizer que fizeram tudo sozinhos, também temos participações de Glória nos vocais de #11 e #14 e Crux Da Vixi em #3 e #10. Aliás, como podem observar, os caras são experimentais até na hora de nomearem suas músicas. Todas possuem o mesmo nome, diferenciando-se apenas pelo numero. Destaques aqui vão para #1, uma bela abertura percussiva, #2, com uma pegada mais Shoegaze, #5, com elementos eletrônico-industriais bem legais e blast beats, e #11, um Post Rock muito gostoso de ouvir. As guitarras se destacam por ótimas melodias, os vocais diversificados dão ótima variedade às músicas e a variação de estilos dá muito dinamismo ao álbum. A única resalva que irei fazer aqui é com relação à bateria programada. Não que ela seja ruim, mas em alguns momentos ela acaba soando um pouco enjoativa e repetitiva, mas nada que tire o brilho desse trabalho.
Apesar de estar apenas em seu primeiro trabalho, o Metropolitan Intent conseguiu alcançar algo que muitas bandas com anos e anos de estrada tentam, mas não consegue. Soam altamente originais e irrotuláveis, fazendo da audição de 1985 – 1988: Ancient Scriptures algo altamente prazeroso. Com um trabalho bem experimental, mas belo e muito intenso, mostram possuir um potencial muito grande e capacidade de alcançar um patamar alto dentro do Metal. Está ai uma banda que todo mundo deveria conhecer.

NOTA: 8,5



Nenhum comentário:

Postar um comentário