sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Death Chaos – Prologue in Death & Chaos (2016)


Death Chaos – Prologue in Death & Chaos (2016) (EP)
(Independente – Nacional)


01. You Die I Smile
02. Death Division
03. House of Madness
04. Erased Sky
05. You Are Not You

Quando falamos de sonoridades mais extremas, o Brasil tem tradição e produz bandas de qualidade aos montes, ainda mais em se tratando de Death Metal. Mas por algum motivo, raras vezes escutei bandas de qualidade se enveredando pela vertente mais melódica desse estilo. Pois bem, eis que de Curitiba chega o quarteto Death Chaos para preencher esse vazio.

Realmente fiquei surpreso com o que me deparei aqui, ainda mais sabendo que a banda tem apenas 2 anos de existência. A influência do “som de Gotemburgo” e de nomes como At The Gates e principalmente do Amon Amarth, são mais que claras no som do quarteto curitibano. Som pesado, agressivo, bruto, muito bem trabalhado, mas com uma boa dose de melodia e uma pegada bem atual, que evita que soem datados.

Individualmente, cabem elogios efusivos a todos os músicos. Os vocais de Denir Deathdealer são poderosos, tamanha sua força e raiva, assim como também faz uma bela dupla rítmica com o baterista Ueda, que se destaca pelo peso que imprime e por um ótimo trabalho de bumbos. Já a dupla de guitarristas, Julio Bona e David Oliver são responsáveis por riffs bem marcantes, daqueles que grudam mesmo e por ótimos solos.

Já na abertura, com “You Die I Smile”, o Death Chaos deixa claro sua proposta. Pesada, agressiva, muito bem trabalhada e com um riff daqueles bem grudentos e boas melodias. Já a faixa seguinte, “Death Division”, deixa mais do que explícita a influência do Amon Amarth na sonoridade da banda. Aliás, você chega a pensar que se trata de algum lado B dos suecos. Está tudo lá, inclusive os toques de Metal Tradicional nos riffs de guitarra e nas melodias. Simplesmente empolgante. “House of Madness”, faixa seguinte, tem uma pegada mais sombria, sendo bem diversificada, já que alterna passagens mais cadenciadas com outras um pouco mais velozes, assim como boa variação vocal. “Erased Sky” é outra com um ar bem sombrio, mesmo com toda energia que emana. Destaque para o trabalho de Ueda e o belo solo. Já o encerramento se dá com “You Are Not You”, a mais veloz do trabalho (que prima por pender mais para a cadência), bem agressiva e melodiosa.

Gravado, mixado e masterizado no D.O.D. Studio, em Curitiba, Prologue in Death & Chaos teve produção da própria banda e ficou em um nível muito bom. Bons timbres, clareza, mas sem soar asséptica, com boa dose de agressividade e deixando as melodias evidentes. Ok, o Death Chaos não apresenta nada realmente novo aqui e não procura reinventar a roda, até porque tal coisa é desnecessária, mas mesmo deixando suas influências bem explícitas, mostram uma boa variedade, bastante técnica e um equilíbrio excelente entre agressividade e melodia, algo muito complicado de se fazer e que só tendo muita qualidade para se alcançar. A identidade mais própria, algo que ainda falta um pouco aqui, virá naturalmente nos próximos trabalhos, já que qualidade o Death Chaos possui de sobra.

Prologue in Death & Chaos é definitivamente um EP surpreendente, um dos melhores trabalhos nacionais que escutei nesse ano de 2016 e altamente indicado para qualquer fã de Death Metal Melódico.

NOTA: 8,5

Death Chaos é:
- Denir Deathdealer (vocal/baixo);
- Julio Bona (guitarra);
- David Oliver (guitarra);
- Ueda (bateria).

Facebook
YouTube


Nenhum comentário:

Postar um comentário