01.
Deuses Fúnebres
02. Saga ao Xibalbá
03. Entronizados na Morte
04. Sacerdote Jaguar
05. Tok’yah
06. 13 Ahau Katún
07. Senhores do Mitnal
08. Legados do Inframundo
09. Onde Sangram Pagãs Lembranças
Em minha mui modesta opinião, já há muito
tempo o Miasthenia se tornou a principal banda de Black Metal de nossa cena,
graças a grandes álbuns como Batalha
Ritual (2004) e Supremacia Ancestral
(2008). Sempre nos presenteando com uma musica ríspida, pesada, letras
cantadas em português e com inspiração na mitologia sul americana, retornam
após um hiato de seis anos (lançaram apenas um DVD nesse tempo, O Ritual da
Rebelião (2011)) com Legados do
Inframundo, para a alegria dos amantes da boa musica extrema.
Esse tempo parece só ter feito bem ao Miasthenia,
pois a banda amadureceu ainda mais o seu som e o que já era ótimo, ficou
melhor. As guitarras estão mais pesadas que nos trabalhos anteriores, o que
deixa tudo ainda forte e agressivo, podendo notar também uma grande influência
do Metal Tradicional dos riffs e solos (vide o de “13 Ahau Katún”). Outra coisa
que me impressionou foi a grande variedade do trabalho apresentado, já que
souberam dosar muito bem passagens mais rápidas e agressivas com outras mais
cadenciadas e épicas. O teclado aqui é muito bem utilizado, complementando bem
as músicas e fazendo com que o Miasthenia passe longe desse Black Metal meigo e
delicado praticado por alguns nomes hoje em dia. Aqui não temos espaço para sutilezas,
mas sim para uma música brutal, gélida, esporrenta e de uma rispidez que vai
assustar os mais desavisados. Hécate, para variar, canta de forma muito
agressiva, Thormianak mostra sua costumeira competência e o mais novo da turma,
o baterista V. Digger brilha mostrando muita técnica. Maiores destaques aqui vão
para “Saga ao Xibalba”, “Sarcedote
Jaguar”, “Tok’yah” (a melhor do álbum) e “Legados do Inframundo”. Além disso, vale destacar a clássica “Onde Sangram Pagãs Lembranças”, que
teve seus vocais regravados e ganhou nova mixagem.
Odioso, como todo álbum de Black Metal deve
ser, Legados do Inframundo não só é
um grande trabalho, como também pode ser considerado o melhor álbum do
Miasthenia até hoje. Devastador, coeso e maduro, vai estar fácil em qualquer
lista de melhores de 2014. Obrigatório para quem gosta de Metal Extremo de
verdade.
1-
La Pampa
2- Do Verde Se Fez Vermelho
3- The Root Of All Way Of Live
4- Here Heroes Died
5- Barche Su Ruote
6- From The Spilled Blood
7- Mist
8- Tango De La Muerte
9- To The Son
10- Will Come A Day
Infelizmente não é muito comum vermos bandas
brasileiras misturarem Heavy Metal com estilos de música regionais. E quando
falamos de Metal Extremo, isso se torna ainda mais raro. Felizmente nos últimos
tempos temos visto surgir por essas paragens, bandas que apostam nessa formula,
caso, por exemplo, do Hate Embrace, que lançou um ótimo trabalho esse álbum,
misturando Thrash com musica regional nordestina. Estabelecida no Sul do Brasil
(a banda é gaúcha mais seus membros hoje vivem em Santa Catarina), o South
Legion é uma candidata a se juntar ao grupo.
Formado em 2007 e apostando em um Death/Black
Metal, com enfoque maior ao primeiro, Christopher Abel (vocal/guitarra) e Wildy
Souza (bateria/percussão) introduzem a sua sonoridade elementos musicais e
temas líricos tipicamente do Rio Grande do Sul, além de cantarem em inglês,
português e castelhano. Ainda sim a prioridade aqui é o Metal mais extremo e
tais elementos são usados de uma forma muito discreta, surgindo em um ou outro
momento, seja através de passagens acústicas, seja através do acordeão. Fora
isso, na maior parte do tempo temos uma música agressiva, veloz, com a guitarra
despejando riffs raivosos e muitos blast beats, em um belo trabalho de bateria
e melodias na medida certa. Tudo isso é feito com muita competência e
qualidade, mas certamente os que não são fanáticos pelo estilo podem considerar
tudo um pouco genérico. Maiores destaques vão para “La Pampa”, “Do Verde Se Fez
Vermelho”, “The Root Of All Way Of Live”, “From The Spilled Blood” e “To The
Son”, a melhor e mais variada de todo álbum.
From the Spilled Blood é sem sombra alguma de
dúvidas, um bom trabalho de estréia de uma banda que mostra possuir grande
potencial de crescimento, bastando explorar um pouco mais o seu diferencial, a
música regional, dentro de sua sonoridade. Amadurecendo isso, certamente terá
tudo para se tornar uma das principais bandas da cena extrema nacional. Mais
uma bela revelação de nossa cena.
DAYDREAM
XI: Novo álbum já está disponível para venda!
Enfim um dos debut mais esperados deste ano
está disponível para venda: ‘The Grand Disguise’, álbum de estreia do gaúcho
DAYDREAM XI está disponível para venda via a alemã Power Prog.
O álbum está disponível apenas em formato
digital. Para comprar, visite:
O álbum foi gravado no estúdio Daydream XI
Cube e produzido pelo vocalista Tiago Masseti e pelo sueco Jens Bogren (Opeth,
Symphony X, Pain of Salvation, James LaBrie) que também masterizou o trabalho
em seu estúdio Fascination Street.
A arte da capa ficou também nas mãos de Tiago
Masseti, que além de músico é designer visual.
Um
lyric video também foi disponibilizado, confira:
GRIMRIOT:
Álbum ‘Under Red Stars’ está disponível para venda
Já está disponível através do selo inglês
Raptors Music o debut álbum da banda gaúcha GRIMRIOT.
O álbum leva o título de ‘Under Red Stars’ e
apresenta uma banda que sabe como poucas misturar o peso do Metal Moderno com a
técnica do Prog e o feeling do Metal mais tradicional.
E o mineiro HAMMURABI finca definitivamente
suas raízes na capital paulista. Depois de anunciar a mudança de cidade, a
banda anuncia dois novos membros vindos da Terra da Garoa.
O novo baterista é o experiente Leandro
Gavazzi, bem conhecido da cena brasileira, com passagens por bandas como
Pentacrostic, Cruor Cultum e Divine Uncertainty.
Para a guitarra foi convidado o músico Uila
Max, que após passagem pela banda Necropolle iniciou um trabalho solo
instrumental e investiu em vídeos para plataformas digitais. Atualmente seu
canal no YouTube ultrapassa a marca de 1.200.000 visualizações. Dentre diversos
materiais publicados, estão vídeo aulas, reviews, tributos e claro, músicas
autorais. Uila trabalha em parceria com a marca de encordoamentos norte
americana Cleartone e com a de straplocks alemã Loxx.
Completando o lineup atual, o vocalista e
guitarrista Daniel Lugondi, um dos fundadores da banda comenta que em breve
será anunciado um novo baixista, mas o foco está na preparação do novo álbum
(previsão de lançamento no primeiro semestre de 2015), mas antes devem lançar
um single para apresentar o novo trabalho e a nova formação.
Desde sua fundação em 2006, o HAMMURABI já
teve vários lançamentos, shows por todo o país e ainda o status de já ter sido
eleita banda revelação nacional em 2009 e melhor banda mineira de 2011. O grupo
também já dividiu o palco com grandes nomes do Metal mundial como: Sodom,
Krisiun, Vader, Ragnarok, Onslaught, Gama Bomb, Dark Funeral entre outros.
Apesar do nome novo na cena, a revista
Underground Rock Report é formada por experientes figuras da cena, com
participação na produção de eventos, sites, blogs e zines especializados.
Mais
informações sobre o staff da revista e novidades:
Recentemente o HIBRIA foi confirmado como uma
das atrações do famoso festival norte-americano ProgPower em sua edição de
2015. Será o debut da banda nos Estados Unidos!
A banda também anunciou o relançamento do
álbum “Defying the Rules”, que será regravado e lançado no Japão. Para a arte
do material a banda lançou um concurso, artistas do mundo inteiro podem
participar, confira:
E também recentemente o HIBRIA disponibilizou
um novo videoclipe, para a música ‘Shall I Keep On Burning?’ do mais recente
álbum ‘Silent Revenge’. O clipe foi gravado em uma tecnologia poucas vezes
usada por aqui: 4K ou Ultra HD, confira:
Cada vez mais próximo do lançamento de seu
debut, a BLACKNING, formada por músicos com histórico de bandas como Andralls,
Woslom e PostWar, apresenta a capa de ‘Order Of Chaos’.
A gravação do disco também vai de vento em
popa. A bateria de Elvis Santos e o baixo de Francisco Stanich já foram
registrados e as gravações de guitarra de Cleber Orsioli estão bem adiantadas,
que assim como o baixo estão sendo gravadas no estúdio CDC em Santo André/SP.
Para a produção, a BLACKNING convidou um dos
principais nomes do metal no Brasil: Fabiano Penna (The Ordher, Rebaelliun).
Conforme noticiado, a BLACKNING é uma nova
banda formada por músicos extremamente experientes da cena. Na guitarra e vocal
ninguém menos que Cleber Orsioli, que ganhou notoriedade com seu trabalho que
vem executando no Andralls. Para o baixo, Francisco Stanich, que integrou o
Woslom, e completando o lineup, o baterista Elvis Santos, ex-PostWar.
Um dos maiores sonhos dos paulistas do
SLASHER terá que esperar mais um pouco para acontecer. A turnê europeia
anunciada para este ano foi reagendada para o início de 2015.
Este adiamento é por uma boa causa. Com a
divulgação de ‘Katharsis’ pelo velho mundo, o grupo identificou melhores
oportunidades para o início do próximo ano. “Estávamos muito empolgados com
nossa turnê por lá para agora e trabalhamos muito por isso. No entanto, achamos
melhor fazer uma turnê mais completa no ano que vem e atingir mais países,
amarrando com outras oportunidades que estamos trabalhando em paralelo em
outros continentes“, comentou o guitarrista Lucas Aldi.
Em breve a banda anunciará mais detalhes e
datas da nova e aguardada turnê pela Europa. Enquanto isso o grupo segue na
divulgação de ‘Katharsis’, álbum que vem sendo apontado por muitos como um dos
principais lançamentos nacionais do ano. O trabalho, lançado em formato
digipack, foi produzido pelo dinamarquês Tue Madsen (The Haunted, Dark
Tranquility, Kataklysm).
Como parte da promoção deste disco, a banda
deverá anunciar mais shows pelo Brasil e, possivelmente, para a América do Sul
ainda este ano. Além disso, uma superprodução em videoclipe para a música
“Final Day” acaba de ser disponibilizada. O vídeo foi dirigido por Théo Grahl,
da Bonita Produções, com fotografia de Ricardo Carotta e direção de arte de
Valner Cintra.
O clipe é protagonizado por Erico Geraldi e
mostra uma história influenciada pela linguagem de Guy Ritchie (‘Snatch – 2000′
e ‘Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes’ – 1998). Assista: