quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Madball - For The Cause (2018)


Madball - For The Cause (2018)
(Nuclear Blast/Shinigami Records - Nacional)


01. Smile Now Pay Later
02. Rev Up
03. Freight Train
04. Tempest
05. Old Fashioned
06. Evil Ways (feat. Ice T)
07. Lone Wolf
08. Damaged Goods
09. The Fog (feat. Tim “Timebomb” Armstrong)
10. Es Tu Vida
11. For You – bom groove, ótimo refrão
12. For The Cause
13. Confessions (Bonus Track)

Uma verdadeira lenda do NYHC, essa é a definição perfeita para o Madball, surgido no ano de 1988 como um projeto que unia o vocalista Freddy Cricien a seu meio-irmão Roger Miret (baixo), Vinnie Stigma (guitarra) e Will Shepler (bateria), todos eles membros do icônico Agnostic Front. Ainda em 1992, mais um membro do AF se juntava as fileiras da banda, o guitarrista Matt Henderson. Com o tempo a formação foi se alterando, e Miret saiu antes mesmo do lançamento do debut em 1994, o clássico Set It Off, sendo substituído por outro músico de suma importância para a banda, Jorge "Hoya Roc" Guerra, que acabou por se tornar fiel escudeiro de Freddy nessas últimas 3 décadas. Em 1997, Stigma e Shepler também saíram, mas a tempo de gravarem mais um trabalho clássico, Demonstrating My Style (96). O Madball ainda teve tempo de lançar mais 2 ótimos trabalhos, Look Ly Way (98) e Hold It Down (00), antes de anunciar seu fim, em 2001.

Felizmente, para a alegria dos fãs do estilo, já em 2002 anunciaram seu retorno, e For The Cause é seu 5º álbum desde a volta. Mais uma vez, o Madball faz exatamente o que se espera dele, ou seja, aqui temos aquele típico NYHC que marcou a carreira da banda. Os vocais de Cricien se mantém característicos, flertando com o hip-hop em diversos momentos (para quem não sabe, ele já lançou um trabalho solo nesse estilo, com o nome de Freddy Madball & DJ Stress). A guitarra, que aqui foi gravada por Matt Henderson, pois, Brian "Mitts" Daniels se retirou da banda ano passado (estava desde 2001), continua eficaz, com riffs fortes e que em alguns momentos resvalam no Thrash/Crossover, além de boas melodias. O baixo de Hoya Roc é responsável por aquelas linhas fortes que todos conhecemos, enquanto a bateria de Mike Justian faz muito bem o seu trabalho, soando muito pesada.


De cara, temos uma das melhores músicas de todo álbum, “Smile Now Pay Later”, forte, pesada e com bom groove. “Rev Up” tem tudo para se tornar um hino da banda, soando bem cativante e com boas melodias. “Freight Train” tem uma pegada bem Punk e poderia tocar em qualquer boa rádio rock por aí, pois, tem um bom apelo comercial, o que não faz dela uma canção Pop, faço questão de frisar. “Tempest” é bem pesada, e “Old Fashioned” é uma daquelas típicas canções de NYHC. Devastadora! A furiosa “Evil Ways” conta com a brilhante participação de Ice T, e tem lá seu pé no Thrash. “Lone Wolf” é outro típico NYHC e soa ameaçadora, enquanto “Damaged Goods” traz aquela pegada do hip-hop para os vocais. A empolgante “The Fog” tem participação de Tim Armstrong, do Rancid, e tem um pé bem fincado no Punk. “Es Tu Vida” é o ponto alto do álbum, com sua agressividade, energia e letra cantada em espanhol. Na sequência final, temos o bom groove de “For You” e mais duas típicas canções do NYHC, a bombástica “For The Cause” e a faixa bônus Confessions.

A produção ficou por conta da banda em parceria com Tim Armstrong, com mixagem e masterização de Tue Madsen (Behemoth, Dark Tranquillity, Heaven Shall Burn, Meshuggah, Moonspell). O resultado é bom, já que mesmo com tudo bem claro, não ficou nada exagerado e a agressividade se manteve presente. A parte gráfica ficou nas mãos de Stephen Jakubiak, com resultados simples, mas bem legais. O Madball não apresenta nenhuma novidade em sua música em For The Cause, sendo esse mais um típico álbum da banda, mas convenhamos, não é exatamente isso que todos esperamos de um trabalho deles? Cativante, enérgico e certamente vai fazer a alegria dos fãs de velha data.

NOTA: 84

Madball é:
- Freddy Cricien (vocal);
- Jorge "Hoya Roc" Guerra (baixo),
- Mike Justian (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário