terça-feira, 21 de agosto de 2018

Suffocation of Soul - Macabre Sentence (2018) (EP)


Suffocation of Soul - Macabre Sentence (2018) (EP)
(ABC Terror, Inffernus Productions, Caótica Discos, Violent Records, A Fronteira Produções, Burn Records, The Metal Vox, Resistência Underground, Headcrusher Productions, Psicose Records, Paracusia Distro, Holy Terror Records - Nacional)


01. Crimes Behind the Influence
02. Lifeinvader
03. We Live in Pandemonium
04. The Perpetual Lie
05. Dead Paradise
06. Impios (Instrumental)

Não canso de me dizer que o Nordeste é um verdadeiro celeiro de ótimas bandas para o Metal brasileiro. Formado em Poções (Bahia), no ano de 2006, o Suffocation of Soul é mais uma prova de tal afirmação. Primeiro veio a demo Demoniac Empire, no ano de 2008, sendo seguida pelo EP The Last Way of Madness, 4 anos depois. Em 2014 foi à vez do seu debut, The First Attack, um dos melhores álbuns nacionais daquele ano, e em 2015, o split Thrash Till Death, dividido com as bandas Warpath, Thrashera e Angry. Em todos eles, foi possível observar uma banda de muita qualidade e que sabia bem o que estava fazendo.

Caso você não conheça o trabalho do quarteto formado por André Costa (vocal/baixo), Maurício Sousa (guitarra), Tarcísio Correia (guitarra) e Marlon Pacheco (bateria), se trata de uma proposta muito simples e extremamente funcional. Fazer Thrash Metal com aquela pegada oitentista, carregado de energia, agressividade e boas melodias, sem espaço para modernidades, mas sem soar como simples emulação de nomes consagrados do estilo. O Suffocation of Soul possui personalidade própria, algo raro quando falamos de bandas nessa linha. Além disso, se mostram mais maduros e coesos, apresentando uma técnica muito boa, além de bons arranjos e bastante variação rítmica, já que não apostam o tempo todo na velocidade pura e simples.


Após uma breve introdução, retirada da obra “Danse Macabre”, do francês Charles-Camille Saint-Saëns (1835-1921), temos a técnica e vigorosa “Crimes Behind the Influence”, que se destaca não só pela agressividade, como também pelas boas mudanças de andamento e pelo belíssimo trabalho da parte rítmica. “Lifeinvader” segue nessa mesma pegada, com destaque para as guitarras e seus ótimos riffs e solos, que por sinal estão muito bem encaixados. “We Live in Pandemonium” aposta mais na velocidade e possui elementos tanto de Hardcore quanto de Heavy Tradicional. Esse último também dá as caras na excelente “The Perpetual Lie”, onde agressividade e melodia se encontram. Sem dúvida o ápice do EP. “Dead Paradise” é um Crossover carregado de energia, enquanto a instrumental “Impios” encerra o EP esbanjando técnica e mostrando mais uma vez um ótimo desempenho da parte rítmica.

Gravado entre agosto e setembro de 2017, o EP teve a produção da própria banda e de Breno Fernandes, que ao lado de Tiago Pereira foi o responsável pela mixagem e masterização. O resultado está dentro da média, já que a mesma possui uma dose de crueza que a faz soar bem orgânica, mas sem grandes exageros, além de um bom nível de clareza. A capa foi concebida por André Costa e teve sua arte feita por Fernando JFL, com o layout do encarte a cargo de Marlon Pacheco. Simples e extremamente funcional. Você pode até dizer que o Suffocation of Soul não apresenta nada de novo musicalmente falando, e vai estar certo ao afirmar isso. Mas quem disse que uma banda precisa ser inovadora e reinventar a roda para lançar um trabalho relevante e de qualidade? Aqui temos a prova de que isso não é necessário. No final, a maior falha de Macabre Sentence é justamente a de ser um EP, já que mal acaba e você fica com vontade de escutar tudo novamente. Um dos trabalhos mais legais que você terá a oportunidade de escutar vindo de uma banda nacional em 2018.

NOTA: 89

Suffocation of Soul é:
André Costa (vocal/baixo);
Maurício Sousa (guitarra);
Tarcísio Correia (guitarra);
Marlon Pacheco (bateria).

Facebook
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário