quarta-feira, 20 de junho de 2018

Fallen Idol – Mourn the Earth (2018)


Fallen Idol – Mourn the Earth (2018)
(Tales from the Pit, Nomade Records, Mutilation Records, The Metalvox Produções, Nuktemeron Productions e Left Hand Records – Nacional)


01. Witches of Lucifer
02. Time to Mourn the Earth
03. Wait
04. Shattered Mirror
05. Chrisalysm
06. Lucidity
07. Secret Place

Existiu um tempo no qual o Doom Metal, esse gênero maldito que todos amamos (como diz o velho ditado, quem não gosta de Doom, bom sujeito não é!), não era tão popular por aqui. Não que hoje em dia ele domine as paradas de sucesso, mas é possível observarmos seu crescimento exponencial nos últimos anos, tanto em matéria de quantidade de boas bandas, como também do público que as aprecia. E dentre as principais bandas surgidas no Brasil nos últimos anos, um nome que merece destaque é o paulista Fallen Idol.

Surgido no ano de 2012, na cidade de Arujá/SP, o Power Trio formado por Rod Sitta (Vocal/Guitarra), Márcio Silva (Baixo) e Ulisses Campos (Bateria), pratica um Epic Doom Metal que possui um dos pés muito bem fincados no Heavy Metal Tradicional. Sua estreia se deu no ano de 2015, com um trabalho autointitulado, onde apresentaram uma sonoridade mais crua e agressiva, que acabou sendo refinada no lançamento seguinte, o ótimo Seasons of Grief (16), um trabalho que pendia muito mais para o Doom.

Já em seu terceiro álbum, Mourn the Earth, o trio dá mais um passo à frente, evoluindo ainda mais sua sonoridade, mostrando que a acomodação passa longe do Fallen Idol. Mesclando o melhor dos dois trabalhos anteriores, o que temos aqui é uma banda que soa ainda mais coesa e entrosada (afinal, são 6 anos mantendo a mesma formação), e que esbanja criatividade. A atmosfera que emana de cada canção é sombria e lúgubre, algo digno dos melhores trabalhos do estilo. Os vocais de Rod deram um passo evolutivo, soando superior ao que escutamos no passado, e o trabalho da guitarra é o melhor já apresentado pelos paulistas. Na parte rítmica, o baixo de Márcio e a bateria de Ulisses mantém o alto nível do trabalho, esbanjando peso e força. Tudo soa superior.


De cara já temos um clássico instantâneo, com a intensa “Witches Of Lucifer”, com ótimo riffs, refrão marcante e que conta com ótimos vocais femininos, cortesia de Paula Nogueira. Na sequência, temos a pesada “Time to Mourn the Earth”, que possui bom groove e um ótimo desempenho da parte rítmica. “Wait” é um doomzão da melhor qualidade, bruto, obscuro e arrastado, como deve ser toda canção do estilo. “Shattered Mirror” é dessas canções bem variadas, que trafega com muita qualidade entre o Heavy e o Doom, alternando passagens mais velozes e outras mais cadenciadas. É sem dúvida o momento mais agressivo de todo o trabalho. A instrumental “Chrisalysm” é o momento Cliff Burton do álbum, sendo toda levada pelo baixo de Márcio. Fechando o álbum, uma sequência totalmente voltada para o Doom, com a ótima “Lucidity” e sua melodia grudenta, e a lenta, arrastada e escura “Secret Place”.

Gravado no No Limits Studio, o álbum teve produção de Ivi Kardec, Felipe Stress e Rod Sitta, com mixagem e masterização realizadas pelos dois primeiros. O resultado final é muito bom, já que passa longe das produções artificializadas de hoje em dia, soando bem orgânica. É clara, com tudo audível, mas com aquela dose de sujeira mais do que saudável. A bela capa foi obra de César Benatti e Rod. Dando o passo definitivo rumo à sua maturidade musical, o Fallen Idol impressiona não só pelo crescimento apresentado entre os trabalhos, como também pela criatividade e qualidade do material aqui mostrado. E ouso dizer que Mourn the Earth é fortíssimo candidato não só a estar entre os melhores álbuns nacionais de 2018, como também se destacar a nível mundial dentro do cenário do Doom Metal. Um dos melhores álbuns do estilo já lançados em solo brasileiro.

NOTA: 89

Fallen Idol é:
- Rod Sitta (Vocal/Guitarra);
- Márcio Silva (Baixo);
- Ulisses Campos (Bateria).

Facebook
Bandcamp

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário