segunda-feira, 25 de junho de 2018

Attomica – The Trick (2018)


Attomica – The Trick (2018)
(Marquee Records – Nacional)


01. Give Me The Gun
02. Feeling Bad
03. Kill The Hero
04. The Last Samurai
05. The Trick / You Bet
06. Endless Cycle
07. Land Of Giants
08. Mistery

Uma verdadeira lenda do Metal Nacional: é assim que podemos definir o Attomica. Surgido mais de 3 décadas atrás, no hoje já distante ano de 1985, os paulistas são responsáveis por alguns clássicos do Thrash metal no Brasil, como seu debut, Attomica (85) e o magistral Disturbing the Noise (91). Após esse último, entraram em um hiato de 12 anos (92-04), mas após o seu retorno, ao menos no que tange lançamentos, as coisas foram um tanto quanto devagar, já que tivemos apenas um álbum ao vivo, Back and Alive (04), e um de estúdio, o bom IV (12).

De 2012 para cá, o Attomica passou por enormes mudanças, com o falecimento do vocalista Alex Rangel em um acidente, e alterações profundas em sua formação, só restando o baixista André Rod. Esse, assim como na época de Limits of Insanity (89), assumiu os vocais, e complementando a formação, temos o guitarrista Marcelo Souza e o baterista Argos Danckas. Mas não pense que tais acontecimentos afetaram a sonoridade do grupo, pois o que temos aqui é aquele mesmo Thrash metal pesado, furioso, e que praticamente te obriga a sair batendo cabeça pela sala enquanto o Cd rola no som.

O que escutamos desde o primeiro segundo de The Trick é um Attomica bem coeso, que dosa com perfeição todos os elementos de sua música. Soam mais técnicos que em trabalhos anteriores, mas, ainda assim, muito pesados e agressivos. Os vocais de André remetem invariavelmente aos de Dave Mustaine, o que certamente vai levar muitos a comparar a sonoridade da banda com o Megadeth. Ok, a influência se faz realmente presente, sendo inegável em muitos momentos, mas também é possível escutarmos ecos de outros grandes nomes da Bay Area, como Metallica, Exodus e Testament. Mas o mais importante é que em momento algum soa como cópia. A identidade do Attomica se faz presente sempre.


De cara temos a enérgica e variada “Give Me The Gun”, com riffs destruidores e um refrão bem forte. Uma abertura perfeita e que deixa claro o nível de destruição que encontraremos pela frente. “Feeling Bad” vem na sequência, mantendo a variedade do trabalho, com boa técnica, mas sem abrir mão da agressividade. “Kill The Hero” é aquela canção que já nasceu clássica. Tem uma pegada mais cadenciada, bom groove, ótimos riffs e um refrão que você já sai cantando de primeira. Fechando a primeira metade do CD, temos outra canção mais cadenciada, “The Last Samurai”, onde o trio esbanja peso e técnica. “The Trick / You Bet” abre a segunda metade com muita energia e boas melodias, sendo seguida por “Endless Cycle”. Não se deixe enganar pelo começo tranquilo da mesma, pois quando o peso chega, ela se torna absurdamente intensa. A instrumental “Land Of Giants” apresenta boas melodias e técnica, enquanto “Mistery” encerra com uma homenagem póstuma a Alex Rangel (para quem o The Trick é dedicado), já que conta com seus vocais. Um final emocionante para um trabalho para lá de marcante.

A produção, mixagem e masterização ficaram a cargo de Vagner Alba (Morfolk, Angry, Chaos Synopsis), com a gravação e tudo o mais ocorrendo no Oversonic Studio (São José dos Campos/SP). O resultado final ficou muito bom, já que apesar de tudo claro e audível, ainda assim, a sonoridade soa bastante orgânica, algo raro nas produções mais modernas, onde tudo fica plastificado em excesso. Já a bela capa foi obra de Fabio Moreira (vocalista da banda na época do clássico Disturbing the Noise), com concepção de André Rod. O design do encarte foi obra do ex-guitarrista Pyda Rod. Mostrando muito entrosamento, coesão e equilíbrio, e entregando ao ouvinte uma música que transborda energia, peso e agressividade, o Attomica lançou, sem dúvida alguma, um dos melhores álbuns de Thrash de 2018. Um trabalho que faz jus ao seu brilhante legado!

NOTA: 87

Attomica é:
- André Rod (Vocal/Baixo);
- Marcelo Souza (Guitarra);
- Argos Danckas (Bateria).

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube



Nenhum comentário:

Postar um comentário