terça-feira, 17 de abril de 2018

Fabiano Negri - The Lonely Ones (2018)


Fabiano Negri - The Lonely Ones (2018)
(Independente – Nacional)


01. Last Stand
02. Distant Shore
03. Lost Strangers
04. Behind The Sun
05. All Those Minds
06. Day After Day
07. Raped
08. Bad Love Song
09. Morning Rain
10. Let There Be Life

O mundo está doente. Uma simples passada na timeline ou nos grupos de redes sociais, ou mesmo em conversas descompromissadas no dia a dia, e o que vemos são os valores humanos se perdendo. A cada dia as pessoas vão se tornando mais intolerantes, a dificuldade de respeitar o outro, seja “semelhante” ou “diferente”, é cada vez maior. Comportamentos abusivos, arrogantes e depreciativos se tornam cada vez mais comuns. Intolerância, negligência, inveja, arrogância, egoísmo, cinismo é o que se tem de sobra. O foco é destruir o outro, seus sentimentos e esperanças, e para isso não se medem as palavras. Tudo é certo, desde que a pessoa que age julgue aquilo certo, independentemente de qualquer lei e de qualquer noção de respeito. “E daí se sou intolerante com o que é diferente, o que importa é o que acho certo!”. Falta amor e sobra ódio no mundo de hoje, e assim ele adoece cada vez mais.

Em um mundo cada vez mais embrutecido e ensandecido, como uma pessoa que sofre de depressão (que muitos rotulam de mimimi, em uma atitude que reflete tudo que escrevi no parágrafo acima) ou que possui dificuldade de se socializar sobrevive? Qualquer um que convive ou conviveu com tais problemas, seja por experiência própria ou através de pessoas próximas, sabe que nada disso é brincadeira ou frescura. E é isso que Fabiano Negri, um dos músicos mais talentosos do Rock nacional, resolveu abordar em The Lonely Ones, 22º álbum de sua carreira (contando carreira solo e as bandas das quais participa/participou).

A depressão e a dificuldade de socialização são os temas centrais aqui, e que, como o próprio Fabiano fez questão de frisar no release enviado à imprensa, são ligados abordando a história de um único indivíduo e da sua dificuldade de conviver nessa sociedade cada vez mais doente. Para completar esse panorama, resolveu adotar uma abordagem musical diferente da de costume, já que The Lonely Ones é um álbum acústico, totalmente na base da voz e violão, deixando o clima não só ainda mais intimista, como também mais emocional e reflexivo. É um trabalho que te coloca para pensar. A opção pelo formato acústico possibilita que Fabiano Negri mostre todo o seu talento como músico. O tema em si e a profundidade das letras exigem uma versatilidade vocal muito grande, já que cada faixa expressa um momento, uma emoção diferente, algo que ele consegue muito bem. Seu trabalho de violão se mostra muito inspirado, entregando ao ouvinte ótimas melodias. 


O resultado final é um álbum extremamente emocional, sentimental, um trabalho fortíssimo e que merece ser ouvido com toda atenção do mundo. Nenhuma das 10 canções aqui presentes soam deslocadas ou desnecessárias, funcionando muito bem dentro da proposta estabelecida por Fabiano. Obviamente existem aqueles destaques inevitáveis. “Last Stand” abre o álbum com Fabiano mostrando toda qualidade de sua voz. “Distant Shore” tem uma energia muito boa e ótimas melodias, características que compartilha com a belíssima “Behind The Sun”. Já “All Those Minds” me trouxe à cabeça “Seasons”, de Chris Cornell, presente na trilha sonora do filme Singles (no Brasil recebeu o título de Vida de Solteiro), o que não é pouca coisa. “Day After Day” consegue equilibrar de uma forma ímpar beleza e melancolia, sendo a minha preferida em todo álbum. “Raped” consegue ser ao mesmo tempo simples e densa, sendo uma canção muito profunda. A simplicidade também o mote de “Morning Rain”. “Let There Be Life” fecha de forma muito forte, tendo talvez a melhor interpretação de Neri em todo o álbum.

Gravado no estúdio Minster (Campinas/SP), em incríveis 7 horas, o trabalho teve a produção de Fabiano e Ric Palma, sendo que esse também cuidou da mixagem e masterização. O resultado é perfeito e se encaixou perfeitamente dentro da proposta acústica do álbum. Abordando um assunto sério e pesado, mas de uma forma bem pessoal e emocional, Fabiano Negri não só esbanjou talento, mas também de sensibilidade, fazendo de The Lonely Ones um álbum que transborda sentimentos em cada canção. Uma aula de empatia, algo que está cada vez mais em falta no mundo de hoje.

NOTA: 88

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube


Nenhum comentário:

Postar um comentário