terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Heretic - The Errorism (2016)


Heretic - The Errorism (2016)
(Two Beers Or Not Two Beers/Record Union/Blastbeat Records - Nacional)


CD1
01. Grounds of Kalinga
02. Amlid
03. Sumerian Counsel
04. Sitar Fusion
05. Drown in Apsu
06. The Errorism
07. Choked in Cicuta
08. Mirage
09. Trampled by War Elephants

CD2
01. Summoning the Greek
02. Bite the Sand
03. Act IV
04. Black Genius
05. Echoes
06. Act I
07. Birth of Ashoka
08. Ruins (Nile cover)

O veloz amadurecimento musical do Heretic após o seu segundo álbum, Leitourgia (15), é algo que me impressiona. Em um curtíssimo espaço de tempo, lançaram The Pessimist (15), e no ano seguinte, The Errorism, sendo a evolução do projeto capitaneado por Guilherme Aguiar (Armum, Mugo) entre ambos, algo que beira o absurdo. O salto foi imenso, fazendo o que era bom se tornar simplesmente excelente.

Aos que não conhecem o trabalho de Heretic, estamos falando de música instrumental, ou seja, algo que por si só não é de fácil assimilação por parte do grande público. Para tornar a receita ainda mais complexa, o que temos é uma mescla de Progressive Metal com Death Melódico, Jazz e elementos de música oriental, deixando assim tudo ainda mais difícil. Tamanha amplitude musical poderia gerar uma massa sonora amorfa e confusa, mas felizmente não é o que ocorre.

Variedade e coesão são as palavras-chave aqui. A música do Heretic, apesar da diversidade de elementos presentes, se mostra muito bem estruturada e equilibrada, tanto que em todos os momentos o que prevalece é o peso das guitarras. Estas, por sinal, nos entregam ótimos riffs, que possuem em si aquela pitada de música étnica que acaba por ser o diferencial do projeto. A parte rítmica esbanja técnica, com destaque para a utilização do baixo fretless, e os demais instrumentos, como tabla e cítara, que teoricamente seriam estranhos ao Metal, acabam incorporados com muita naturalidade às canções.


Temos aqui um álbum duplo, com 15 canções ao todo. A longa duração do mesmo até chega a incomodar um pouco, já que pode ser cansativa aos que não estão acostumados com a proposta, mas não é algo que comprometa o resultado final de forma profunda. No CD 1, os destaques ficam por conta de “Amlid”, enérgica e com boas guitarras, “Sumerian Counsel”, onde o baixo fretless se destaca, a pesada “Drown in Apsu”, “The Errorism”, com ótimos riffs e “Trampled by War Elephants”, outra que esbanja peso. Já no CD 2, podemos apontar a variada “Summoning the Greek”, característica também presente em “Bite the Sand”, que possui melodias bem interessantes, a introspectiva e atmosférica “Birth of Ashoka”, e o cover para “Ruins”, do Nile, que ficou realmente muito legal.

A produção, mixagem e masterização foram feitas por Guilherme Aguiar, e se mostra muito boa, com uma boa escolha de timbres e totalmente audível. Conseguiu manter o peso, a agressividade e ainda permitir que toda a infinidade de instrumentos presentes seja notada. E para completar, The Errorism vem embalado em um digipack muito bacana, com uma das capas mais legais que já vi em se tratando de Metal nacional. O que temos aqui não é uma proposta de fácil assimilação, afinal, música instrumental não é para todo mundo, mas garanto que quem se permitir conhecer o trabalho do Heretic não vai se arrepender. Vale dizer que após esse álbum, lançaram dois outros trabalhos, o EP Heretika (16) e o CD To the False, ambos já contando com um vocalista.

NOTA: 8,5

Heretic é:
Guilherme Aguiar (Guitarras, baixo fretless, teclados, sintetizadores, outros instrumentos)
 
Convidados:
Laysson Mesquita (Baixo fretless 1,6,8 cd1 e 1,3,5,6,7 cd2)
Fifas Rules (Baixo fretless 2,3,5,7 cd1)
Luis Maldonalle (Guitarras solo todas)
Moyz Henrique (Guitarras solo 1 cd2)

Homepage
Facebook
YouTube
Bandcamp


Um comentário:

  1. Nossa ... pensei que era a banda americana Heretic (que só lançou um álbum em 1988, com o vocalista Mike Howe, que substituiu David Wayne no Metal Church) ..... mesmo nome confunde quem conhece!!

    ResponderExcluir