terça-feira, 12 de setembro de 2017

Marillion - Marbles in the Park (2017) (DVD)


Marillion - Marbles in the Park (2017) (DVD)
(Shinigami Records/earMUSIC - Nacional)


01. The Invisible Man
02. Marbles I
03. Genie
04. Fantastic Place
05. The Only Unforgivable Thing
06. Marbles II
07. Ocean Cloud
08. Marbles III
09. The Damage
10. Don’t Hurt Yourself
11. You’re Gone
12. Angelina
13. Drilling Holes
14. Marbles IV
15. Neverland
16. Out Of This World
17. King
18. Sounds That Can’t Be Made

Com quase 40 anos de carreira nas costas, o Marillion dispensa apresentações, e álbuns como Script for a Jester's Tear (83), Fugazi (84) e Misplaced Childhood (85), lançados com Fish nos vocais, estão na memória de qualquer fã, não só da banda, como de Rock Progressivo. E apesar de muitos por ai possuírem certa implicância com a fase Steve Hogarth, a verdade é que ótimos álbuns foram lançados com o mesmo no vocal, como Brave (94), Afraid of Sunlight (95), Marbles (04) e o recente Fear (16).

E foi um destes, Marbles, que o quinteto formado por Hogarth, Steve Rothery (guitarra), Pete Trewavas (baixo), Ian Mosley (bateria) e Mark Kelly (teclado) resolveu apresentar na íntegra, durante um show realizado em 21 de março de 2015, na edição do Marillion Weekend ocorrido no Center Parcs, Port Zelande, Holanda. E se o CD duplo resenhado há alguns meses (resenha aqui) já era algo acima da média, o que temos a oportunidade de assistir nesse DVD é algo ainda mais absurdo, tamanha a qualidade. Só vendo para crer.

Em relação à qualidade sonora, ela já era fantástica no CD e aqui a mesma se mantém, mas ter a oportunidade de ver com seus olhos o que foi tal apresentação, é que acaba por tornar a experiência de Marbles in the Park ainda mais forte. A captação das imagens beira a perfeição, mas o grande diferencial é o clima intimista criado por um evento desse tipo, já que a maior proximidade e ligação da banda com seus fãs permite uma relação muito mais emocional, que você dificilmente presenciaria em um festival com diversas bandas, por exemplo.


Tudo soa muito mais impactante com os efeitos visuais projetados no telão e com os jogos de luzes. Mas são os músicos que fazem a diferença no resultado final, principalmente a figura de Steve Hogarth, com todo seu carisma e força, além da capacidade ímpar de deixar transparecer as emoções presentes nas canções do Marillion. Ele tem o público em suas mãos durante toda a apresentação. O restante da banda não fica muito atrás. Steve Rothery, um monstro com sua guitarra, desfila toda a sua categoria e talento, acompanhado de Trewavas, Mosley e Kelly. Podem ser discretos em suas movimentações em cima de um palco, mas são explosivos quando tocam seus instrumentos.

Quanto às músicas, todas, todas mesmo se destacam. As que já chamavam a atenção no CD, se tornam ainda mais incríveis, enquanto as demais sobem mais um patamar em matéria de qualidade. “The Invisible Man”, “Ocean Cloud”, "Neverland", “The Damage”, “You’re Gone”, "Fantastic Place", “Drilling Holes”, “The Only Unforgivable Thing”, "Angelina", as 4 partes de "Marbles", todas possuem seus momentos de brilho. É difícil para um fã de boa música descolar os olhos da tela durante a execução do DVD, diante de tão belíssimas imagens e de uma apresentação tão forte e marcante. É isso que torna esse material mais do que obrigatório na coleção de qualquer um.

NOTA: 9,5

Marillion é:
- Steve Hogarth (vocal);
- Steve Rothery (guitarra);
- Pete Trewavas (baixo);
- Mark Kelly (teclado);
- Ian Mosley (bateria).

Homepage
Facebook  
YouTube
Instagram
Twitter


Nenhum comentário:

Postar um comentário