terça-feira, 15 de agosto de 2017

Tumulto - Conflitos Sociais (2016)


Tumulto - Conflitos Sociais (2016)
(Independente - Nacional)


01. Realidade
02. Massacrados
03. Corruptos
04. Conflitos Sociais
05. Humanidade Desumana
06. Sociedade é uma Prisão
07. Meu Filho (Cover Cambio Negro HC)
08. Desconstrução (Cover Ação Direta)
09. Medo (Cover Cólera)

Uma das coisas legais de se estudar história é que, através do passado, se acaba por entender muito do presente e até mesmo consegue-se evitar repetir certos erros, quando se tem a capacidade de aprender com os mesmos. Infelizmente, essa parte do aprendizado não faz parte do ser humano tanto assim. Veja o caso do Brasil: entre 91 e 92, passamos por um período conturbado, com denúncias de corrupção e impeachment de um Presidente. Muitos disseram que seria a moralização do país. Não foi, e 25 anos depois, passamos por um momento idêntico. Até o discurso de que o país vai se moralizar é o mesmo.

Pois foi em 1991 que surgiu em Foz do Iguaçu/PR o Tumulto, que na época investia no Punk/Hardcore. No ano seguinte, soltaram um Split junto com a banda Morthal, intitulado Conflitos Sociais, produzido por ninguém menos que o saudoso Rédson, vocalista e guitarrista do Cólera. A vida seguiu em frente, mudanças ocorreram, não só de formação como também de sonoridade, já que foram migrando gradativamente para o Heavy/Thrash. Mas o país infelizmente se manteve o mesmo, e dentro desse contexto, por que não revisitar o passado, os primórdios da banda?

Observando as letras, fica claro que nada mudou nos últimos 25 anos, tornando assim a regravação de Conflitos Sociais algo totalmente relevante. E foi isso que o trio formado pelo vocalista e guitarrista Germano Duarte, pelo baixista Rafael Feldman e o baterista Marcio Duarte (único integrante original) resolveu fazer. Mantendo o espírito de inconformismo original, conseguiram dar uma roupagem mais atual ao trabalho, e ainda de bônus, acrescentaram 3 covers que vão de encontro às suas raízes, “Meu Filho”, do Câmbio Negro HC, “Desconstrução”, do Ação Direta, e a mais que clássica “Medo”, do Cólera, um dos maiores hinos do Punk nacional.


Mesmo dando às antigas faixas uma roupagem que reflete sua sonoridade atual, a veia Punk/Hardcore das mesmas é inegável. Sendo assim, temos um típico Crossover, onde a energia do Punk se une ao peso e agressividade do Heavy/Thrash, gerando uma música simples, mas altamente raivosa e que vai te fazer bater cabeça do primeiro ao último segundo. Das 6 faixas originais, os destaques ficam por conta da pesada e insana “Realidade”, das empolgantes “Massacrados” e “Humanidade Desumana”, que não negam seu DNA e a intensa “Corruptos”, com suas boas melodias.

A produção, obviamente bem superior à original, ficou por conta de Emerson Pereira (Embrio), enquanto a mixagem e masterização foram feitas por Anderson Vieira. O resultado final ficou muito bom para a proposta sonora do Tumulto, soando bem orgânica e agressiva, mas clara e audível. A capa é uma releitura da original, feita por Elielcio Dreher, com um ótimo resultado. Normalmente, não sou muito fã de regravações, mas confesso que nesse caso, o resultado foi ótimo, já que finalmente as boas músicas do debut receberam o tratamento que mereciam. Agora é esperar o próximo álbum de inéditas, que já está sendo preparado. Se sua praia é o Thrash/Crossover, está aqui um álbum nacional que vai querer ter em sua coleção.

NOTA: 8,0

Tumulto é:
- Germano Duarte (vocal/guitarra);
- Rafael Feldman (baixo);
- Marcio Duarte (bateria).

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário