quarta-feira, 28 de junho de 2017

Canábicos – Intenso (2017)


Canábicos – Intenso (2017)
(Monstro Discos – Importado)


01. Planeta Estranho
02. Fora Da Lei
03. Intenso
04. Não Faz Sentido
05. Lei Do Cão
06. Viagem Espacial
07. Rotina
08. Eu Não Sei O Que Vai Ser De Mim

Eis aqui uma prova de que o cenário mineiro não revela nomes de qualidade apenas no Metal Extremo. Surgido no ano de 2013 em Araguari (no Triângulo Mineiro), pelas mãos dos ex-integrantes do Anil, o guitarrista Murcego Gonzáles (Uganga) e o vocalista Clandestino, e contando ainda com o baixista MM e o baterista Mestre Mustafá, o Canábicos se enveredam pelos caminhos do Hard/Classic Rock, com nítidas influências daquele som feito nos anos 70 por nomes internacionais como Led Zeppelin, Black Sabbath, Steppenwolf ou mesmo nacionais, como Os Mutantes. E vale dizer que as letras (muito boas) são feitas em nossa língua pátria.

A primeira coisa que chama a atenção é o fato de Intenso já ser o 3º álbum de estúdio dos mineiros (que ainda têm um EP). Sim, em uma época onde bandas parecem lançar material por obrigação a cada 3, 4 anos, o Canábicos produz não só de forma massiva, mas também com muita qualidade. Outro aspecto que vale destacar é que, apesar da proposta sonora adotada, em momento algum sua música soa datada. Você consegue perceber as referências, as influências do quarteto, mas ainda assim sua música soa atual, contemporânea.

Enérgica! Eis um adjetivo que cabe bem à música do Canábicos. Aliando peso, agressividade, groove e ótimas melodias, conseguem fazer uma música que soa absurdamente agradável aos ouvidos e que acaba te fazendo deixar o CD no repeat, já que os poucos mais de 30 minutos de duração de Intenso parecem durar a metade do tempo. Quando você se dá conta, o mesmo já acabou e bate aquela vontade de escutar tudo de novo. Os vocais de Clandestino são bem fortes e possuem um ótimo timbre, enquanto a guitarra de Murcego despeja bons riffs e solos em nossos ouvidos, com influências claras de nomes como Page, Iommi e Hendrix. A parte rítmica com MM e Mustafá é firme, coesa e bem diversificada.


São apenas 8 canções, mas todas de ótimo nível. “Planeta Estranho” além de enérgica, possui ótimos riffs, enquanto “Fora da Lei” tem uma levada mais cadenciada e bom groove. Já “Intenso” tem uma pegada mais zeppeliana e faz mais que jus ao nome, e o Black Sabbath dá as caras em “Não Faz Sentido”, outra com um ótimo groove e uma vibe um pouco mais psicodélica. As influências de Page e Cia voltam a surgir na grooveada e melodiosa “Lei do Cão”, que tem um refrão que você já pega de primeira. Já a animada “Viagem Espacial” é a mais acessível de todo álbum, tendo uma veia mais Pop/Rock e teria espaço na programação de qualquer Rádio Rock por aí. Muito boa! “Rotina” tem um início mais enérgico, cru, para logo depois cair em um momento mais “viajado”, para em seu final retornar à pegada inicial. “Eu Não Sei O Que Vai Ser De Mim” encerra o álbum de forma intensa, com boa melodia e groove, sendo, sem dúvida, o momento mais psicodélico de Intenso.

Gravado no RockLab, em Goiânia, o álbum teve produção, mixagem e masterização realizados por Gustavo Vazquez (Uganga, Black Drawing Chalks, Hellbenders), com um resultado simplesmente excelente. O CD vem embalado em um digipack simples, mas caprichado, com fotos e arte feitos por Luiz Soufe. Com uma música forte, intensa e variada, o Intenso vai agradar em cheio os amantes de um bom Rock and Roll. Anotem esse nome, Canábicos, pois ainda irão ouvi-lo muito por aí.

NOTA: 8,5

Canábicos é:
- Clandestino (vocal);
- Murcego Gonzalez (guitarra);
- MM (baixo);
- Mestre Mustafá (bateria).

Homepage
Facebook
Instagram
Twitter



Nenhum comentário:

Postar um comentário