segunda-feira, 13 de março de 2017

Flammea - A História da Flammea: Dark Brain/Fisrt Scream (2015) (Compilação)


Flammea - A História da Flammea: Dark Brain/Fisrt Scream (2015) (Compilação)
(Rock Brigade Records - Nacional)


01. Blinded Eyes (“First Scream” Demo - 1993)
02. Out of Sight (“First Scream” Demo - 1993)
03. Scream of Sadness (“First Scream” Demo - 1993)
04. Fucking Bastard (“First Scream” Demo - 1993)
05. Fear (“First Scream” Demo - 1993)
06. Dark Brain (“First Scream” Demo - 1993)
07. Out of Sight (rehearsal - 1990)
08. In Front of the Mirror (rehearsal - 1990)
09. Dark Brain (“Dark Brain” Demo - 1991)

Para os que desconhecem a história do Metal no Brasil, a Flammea surgiu no ano de 1989, em Brasilia, e ao lado das também brasilienses Valhalla e Volkana, formaram umas das primeiras bandas compostas apenas por mulheres de nosso cenário. Se hoje a presença feminina tem e tornado cada vez mais forte, não poderíamos dizer que tal fato era muito comum nos anos 80 e 90. Naquela época, apenas isso já seria o suficiente para despertar atenção ao seu nome, mas não pense que faltava qualidade ao seu som. Justamente o contrário, e aqui temos uma prova cabal disso.

Apostando em um Thrash Metal pesado, técnico e agressivo, mas com algumas doses de Metal Tradicional e sim, Hard Rock, a Flammea fez barulho na cena com as demos Dark Brain e First Scream. Chegaram a assinar um contrato com o selo Rock Brigade Records na época (mudaram para São Paulo no início dos anos 90, para facilitar a gravação), mas infelizmente, devido às constantes crises econômicas que o país vivia na época e todas as dificuldades advindas disso, resolveram encerrar as atividades. Após um breve revival em 2010 e o lançamento dessa compilação em 2015, voltaram à ativa no ano passado, fato a ser louvado.


Nesse trabalho, temos as faixas presentes nas demos First Scream, Dark Brain e uma demo-ensaio. Sendo assim, não espere grande qualidade sonora e entenda, acima de tudo, que isso é o registro de uma das épocas mais importantes do Metal no Brasil. Sem dúvida um documento de suma importância para entendermos um pouco de nossa história e da grande importância da presença feminina para o estilo no país. Musicalmente, nos deparamos com um Thrash Metal de qualidade, bem trabalhado, pesado e em muitos momentos, visceral. As canções aqui presentes se mostram bem variadas, alternando momentos mais velozes com outros mais cadenciados. Entre os destaque aqui, apontaria “Blinded Eyes”, com seu ótimo trabalho de guitarra, a mais cadenciada “Out of Sight”, que possui um refrão agradável, a pesada e técnica “Scream of Sadness” e a clássica e enérgica “Dark Brain”, que aqui aparece em duas versões.

No quesito produção, não tem como cobrar muito, já que se tratam de demos gravadas nos anos 90, e só quem viveu a época sabe a dificuldade que era conseguir uma gravação de qualidade. Ainda assim, para os padrões da época, a qualidade está boa, já que os instrumentos estão bem audíveis. Mas tenha em mente que vai se deparar com uma gravação suja e crua. Com um som pesado, forte e técnico, a Flammea mostra que merecia melhor sorte nos anos 90, pois tinha qualidade para receber mais reconhecimento. Que sua volta agora seja vitoriosa.

NOTA: 8,0

Flammea 1993:
- Vania Parma (vocal);
- Neila Abrahão (guitarra);
- Roberta Jacoto (guitarra);
- Sueli Mazzuco (baixo);
- Lu Terra (gaita/teclado);
- Ana A. Lima (bateria).

Flammea 1991:
Shirley Jovi (vocal);
Dayse Bentim (guitarra);
Zane Galvão (baixo);
Ana A. Lima (bateria).

Flammea 1990:
Shirley Jovi (vocal);
Dayse Bentim (guitarra);
Adriana Tavares (guitarra);
Zane Galvão (baixo);
Ana A. Lima (bateria).

Facebook


Nenhum comentário:

Postar um comentário