terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Stratovarius - Destiny (1998/2016)


Stratovarius - Destiny (1998/2016)
(Shinigami Records/earMUSIC - Nacional)


CD1
01. Destiny
02. S.O.S.
03. No Turning Back
04. 4000 Rainy Nights
05. Rebel
06. Years Go By
07. Playing With Fire
08. Venus In The Morning
09. Anthem Of The World
Bonus Tracks
10. Cold Winter Nights (European Edition Bonus Track)
11. Dream With Me (Japanese Edition Bonus Track)
12. Blackout (US Edition bonus track)

CD2 – Visions Of Destiny
01. Destiny
02. Paradise
03. Speed Of Light
04. S.O.S.
05. Anthem Of The World
06. Forever Free
07. Black Diamond
08. The Kiss Of Judas
09. Distant Skies
10. Forever

Definitivamente, a alemã earMusic vêm prestando um grande serviços aos amantes do Power Metal Melódico. Primeiro, vieram os relançamentos do Gamma Ray, remasterizados e recheados de materiais extras relevantes. Agora, chegou a vez de colocar no mercado todo o catálogo do Stratovarius, igualmente acompanhado de bônus e nova masterização. E bem, nada melhor do que começar isso lançando um dos grandes trabalhos do grupo finlandês, um álbum que fecha a sua era de ouro.

No período compreendido entre 1995 e 1998, o Stratovarius lançou 4 verdadeiras joias que marcaram seu auge criativo, Fourth Dimension (95), Episode (96), Visions (97) e Destiny (98). É justamente esse último que agora está sendo relançado, acompanhado do bootleg Visions Of Destiny, gravado na turnê de 1999 e que capta toda a força da banda naquele momento ímpar de sua carreira. Não soa como exagero dizer que também marca o fim de uma era. Por mais que Timo Kotipelto (vocal), Timo Tolkki (guitarra), Jari Kainulainen (baixo), Jörg Michael (bateria) e Jens Johansson (teclado) (os dois últimos não tocaram em Fourth Dimension, já que seus postos eram ocupados respectivamente por Tuomo Lassila e Antti Ikonen) ainda tenham gravado mais alguns álbuns juntos posteriormente a esse, algo já havia se quebrado, como em um prenúncio da crise que se abateria sobre os finlandeses anos depois e que quase decretou o fim da banda.

Destiny é um trabalho que chega perto da perfeição em matéria de Metal Melódico, tamanha sua qualidade. E só não a alcança por dois motivos, ter vindo depois de Visions, o auge criativo do Stratovarius, e exagerar no número de baladas presentes. Sim, porque por mais que o quinteto soubesse compor uma balada como poucos, acaba soando um pouco exagerado ter 3 delas em um álbum com 9 músicas. Ainda assim, aqui temos uma verdadeira aula de como mesclar Power Metal, passagens Prog, elementos sinfônicos, melodias grudentas e refrões marcantes.

Em sua versão original, Destiny possuía faixas verdadeiramente épicas em seu início e final. De cara, a faixa título, uma das composições mais fortes da história do Stratovarius. Um épico progressivo de mais de 10 minutos, com ótimos riffs e duetos da guitarra de Tolkki com o teclado de Johansson, elementos neoclássicos e um refrão marcante. Encerrando, tínhamos “Anthem Of The World”, com boas mudanças de andamento, melodias abundantes e um trabalho primoroso de Jens e seu instrumento. No quesito faixas rápidas, também não ficam devendo. “S.O.S.” possui riffs fortes, melodias cativantes, refrão marcante e um certo apelo pop. Já “No Turning Back” consegue ser quase tão boa quanto a clássica “Speed Of Light”, sendo possível traçar um paralelo entre as duas. Destaque para a bateria de Jörg Michael, que soa poderosa. Essas características também se fazem presentes em “Rebel” e suas ótimas melodias e duelos entre Tolkki e Johansson. A última da categoria “faixas rápidas” é “Playing With Fire”, enérgica, cativante e com uma pegada rocker.


O trabalho é complementado originalmente por mais 3 baladas. Ok, o Stratovarius sempre teve o dom para as mesmas, mas em um trabalho de 9 músicas, 33% das mesmas serem baladas soa um pouco exagerado. Ainda assim, é impossível questionar a qualidade de uma canção como “4000 Rainy Nights”, com um clima pomposo, uma ótima melodia e um refrão para lá de marcante. Uma das melhores de toda a carreira dos finlandeses. “Years Go By” é a faixa que eu tiraria de Destiny. Não, ela não é ruim, até possui um bom trabalho de guitarra, mas é indiscutivelmente a mais fraca das 3 baladas aqui presentes. Ainda temos “Venus In The Morning”, mais delicada, com um bom apelo progressivo e boa utilização de elementos sinfônicos.

Agora vamos ao material extra aqui presentes. No primeiro Cd, temos 3 canções que saíram de bônus respectivamente nas versões europeia, japonesa e americana. Dessas, “Cold Winter Nights” é certamente a melhor de todas. Rápida, melódica e cheia de energia, deveria ter entrado na versão padrão de Destiny, no lugar de “Years Go By”. “Dream With Me” é mais uma balada de qualidade, com destaque para sua bela linha de piano. Encerrando, temos uma versão para a clássica “Blackout”, do Scorpions, que ficou muito legal. Já no segundo Cd, temos o raro (até então) bootleg Visions Of Destiny, gravado no ano de 1999 durante a turnê de Destiny. Aqui temos uma mescla perfeita entre antigos clássicos, como “Paradise”, “Speed Of Light”, “Forever Free” ou “Black Diamond” e ótimas músicas presentes no álbum. Nele, podemos ouvir o Stratovarius em seu auge.

Felizmente a Shinigami nos presenteou com uma versão nacional desse clássico. A remasterização (realizada por Mika Jussila, o mesmo que masterizou o material original) fez muito bem ao álbum, o deixando ainda mais vibrante, e além de uma nova capa, o encarte ainda conta com notas abordando o período e muitas fotos. Em suma, um material imperdível, não só para os fãs da banda, como para qualquer um que aprecie Power Metal de qualidade. Realmente obrigatório!

NOTA: 9,0

Stratovarius (gravação):
- Timo Kotipelto (vocal);
- Timo Tolkki (guitarra);
- Jari Kainulainen (baixo);
- Jörg Michael (bateria);
- Jens Johansson (teclado).

Homepage
Facebook
Twitter
Instagram



Nenhum comentário:

Postar um comentário