quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Arkona – Vozrozhdenie (2004/2016)


Arkona – Vozrozhdenie (2004/2016)
(Shinigami Records - Nacional)


01. Kolyada (Kolyada)
02. Maslenitsa (Maslenitsa)
03. K domu Svaroga (To the House of Svarog)
04. Chernye vorony (Black Ravens)
05. Vozrozhdenie (Revival)
06. Rus’ (Rus)
07. Brate slavyane (Brothers Slavs)
08. Solntsevorot (Solstice)
09. Pod mechami (Under the Swords)
10. Po zverinym tropam (On the Animals’ Paths)
11. Zalozhny (Pledged)
12. Zov predkov (Call of Ancestors)

O Arkona é sem dúvida alguma, um dos principais nomes do Pagan/Folk Metal da atualidade. Mesclando elementos de Pagan, Thrash, Black e até mesmo Metal Tradicional, além de, claro, elementos folclóricos da cultura eslava, se caracterizaram por fugir completamente daquele estilo “Folk Metal feliz” que boa parte das bandas emprega por ai. Sua música é mais sombria, escura. Além disso, conta com o diferencial da voz de Masha "Scream" Arkhipova, já que tanto seus vocais limpos quanto os urrados são excelentes.

Após lançar um álbum onde procuraram inovar um pouco seu som, o ambicioso Yav (14), o Arkona resolveu dar “um passo atrás” e se voltar ao passado, regravando seu debut, Vozrozhdenie. Normalmente não sou fã desse tipo de trabalho, já que muitas vezes tal opção advém de crises criativas, mas confesso que estava curioso para ouvir o resultado final. Me perguntava o que poderiam vir a acrescentar de novo, que justificasse tal regravação. E bem, depois de algumas audições, tal pergunta de certa forma continuou em aberto para mim.

Substancialmente falando, não tivemos grandes mudanças que realmente pudessem servir de motivação para a regravação de seu primeiro álbum. Claro que algumas alterações ocorreram aqui e ali, mas nada drástico. O grande e único avanço se deu realmente nos quesitos gravação e produção. Nesse sentido, o resultado final é muito positivo, já que o som do Arkona soa mais polido e equilibrado, com as guitarras soando mais limpas. Tudo é mais audível, o que permite observar melhor certas nuances da música praticada pelos russos. Mas como tudo tem dois lados, o grande charme que era justamente a crueza, a aspereza que o trabalho possuía em 2004, aquele clima mais bruto, se esvaiu em grande parte e não seria exagero afirmar que senti falta de um pouco mais de peso nessa nova versão.


Então isso significa que o trabalho é ruim? Mas de forma alguma. O que temos são representações da mesma banda em épocas diferentes, e as pequenas alterações que ocorrem aqui e ali, denotam o amadurecimento pelo qual passaram no período de 12 anos. Um exemplo é a faixa de abertura, “Kolyada”, que aqui soa mais autêntica e forte que a original, sendo um dos destaques do trabalho. Já  “K domu Svaroga” conta com mais elementos folclóricos e o desempenho de Masha como ponto alto. “Rus’” foi outra que passou por pequenas mudanças e tem como principal destaque, as ótimas melodias vocais. Se por um lado as guitarras mais limpas fizeram o trabalho perder aquele clima bruto já citado, por outro fez muito bem a “Solntsevorot”. No caso de  “Zalozhny”, os teclados perderam um pouco da proeminência, com as guitarras ocupando um papel de mais destaque, o que acabou fazendo muito bem à mesma.

Ao final, o que temos é um trabalho sólido, enérgico e maduro, com melodias folclóricas de altíssimo nível e que vai agradar em cheio não só os fãs da banda, como também os de Folk Metal em geral. E vale frisar que a versão nacional está saindo em um digipack lindíssimo, com um dos projetos gráficos mais bonitos que já vi por aqui. Mais um motivo que torna a aquisição do mesmo imperdível.

NOTA: 8,0

Arkona é:
- Masha “Scream” Arkhipova - (vocal, teclado, percussão, tamborim, komuz, violão, bateria xamânica)
- Sergey “Lazar” Atrashkevich - (guitarra, balalaika, komuz, yakut, harpa judia, backing vocal)
- Vladimir “Wolf” Reshetnikov – (flauta, gaita de fole, gaita, galega, flauta doce, backing vocal)
- Ruslan “Kniaz” – Baixo
- Andrey Ischenko – Bateria

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário