quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Anita Latina - Anita Latina (2016)


Anita Latina - Anita Latina (2016)
(Alternative Music - Nacional)


01. Desert
02. Baião
03. Insunity
04. The Day Your Savior Comes
05. Love (Defend Against Its Devotees)
06. Nullius In Verba
07. Zomia
08. Zephyr

Uma das coisas legais de não se ter a cabeça fechada para música é que isso muitas vezes te dá a oportunidade de conhecer bandas bem legais, que procuram sair daquele ABC básico do Rock. Esse é o caso desse Power Trio de Campinas/SP, formado em 2010 e que chega aqui a seu primeiro trabalho completo de estúdio.

Com sua formação estabilizada há algum tempo e contando com Bruno Ganzoni (vocal/baixo/teclado), Tarcísio Barsalini (guitarra) e Matheus Vazquez (bateria), todos graduandos em música pela Unicamp, o Anita Latina (sim, eu sei, o nome causa certo arrepio) aposta em uma espinhosa mistura de Rock Alternativo, Hard, Progressivo, Jazz, Fusion e MPB. A história da música mostra que, normalmente, quem tenta abraçar o mundo acaba de braços vazios, mas felizmente esse não é o caso aqui.

Na maior parte do álbum, é muita coisa ocorrendo ao mesmo tempo na música do trio. O instrumental se mostra bem intrincado e técnico, a todo tempo elementos de fora são inseridos, mas ainda assim, dada a categoria dos instrumentistas, conseguem manter a coesão e a coerência do trabalho. Claro, não estamos falando aqui de músicas fáceis de serem consumidas e eu mesmo necessitei de algumas audições para me acostumar à proposta do Anita Latina, mas quando isso ocorre, fica difícil não gostar do que se escuta.


Uma coisa que facilita bastante a audição é que, apesar do alto nível de complexidade, não estamos lidando com músicas longas, como seria lógico de se pensar. Metade delas sequer chega aos 5 minutos de duração. Dentre as 8 aqui presentes, destacaria a faixa de abertura, “Desert”, que se mostra bem enérgica e pesada, “Baião”, com letra em português e que bem, o nome deixa bem claro o que o ouvinte encontrará pela frente (mas garanto, as influências de música popular foram muito bem encaixadas aqui) e “The Day Your Savior Comes”, uma das mais técnicas aqui presentes, com boa influência de Jazz e momentos que remetem ao Rush.

Quanto à produção, ai já entra uma questão mais de gosto pessoal meu. Gravado no Basement Studio, teve produção de Caio Ribeiro (também responsável pela masterização, no Electrosound) e co-produção de Tarcísio Jr, tendo a dupla também feito a mixagem. Está tudo claro, audível, bem timbrado, pesado, como deve ser. Mas para o meu gosto, achei um pouco crua demais, já que na minha cabeça, a proposta da banda pede um som mais refinado. De qualquer forma, é bem-feita e ficou bem orgânica, fugindo das produções mais plastificadas dos dias atuais. A ótima e criativa parte gráfica foi obra de Lucas Piro.

Ao final, é inevitável pensar até onde o Anita Latina pode chegar com o tempo e o amadurecimento natural que a estrada dá a qualquer banda. Não é um trabalho fácil, mas que decididamente vale o tempo gasto com audições adicionais, porque qualidade eles possuem de sobra e isso é mais que indiscutível.

NOTA: 8,0

Anita Latina é:
- Bruno Ganzoni (vocal/baixo/teclado);
- Tarcísio Barsalini (guitarra);
- Matheus Vazquez (bateria).

Facebook
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário