sexta-feira, 29 de julho de 2016

Sunrunner – Heliodromus (2015)


Sunrunner – Heliodromus (2015)
(Minotauro Records – Importado)


01. Dies Natalis Soli Invicti
02. Keepers of the Rite
03. Corax
04. The Horizon Speaks
05. Star Messenger
06. The Plummet
07. Technology’s Luster
08. Passage
09. Heliodromus

Uma das coisas mais legais a respeito do que faço no A Música Continua a Mesma é ter a oportunidade de estar sempre conhecendo bandas novas, muitas dessas com as quais não teria contato em outras circunstâncias. O trio, oriundo da cidade americana de Portland, se envereda principalmente pelo caminho do Prog Metal, mas a verdade é que rotular a música do grupo é uma tarefa complicada.

Ao contrário do que a maioria pode imaginar, o Sunrunner não procura se prender ao esquema adotado por bandas que seguem a linha Dream Theater/Symphony X, já que em sua música podemos encontrar doses generosas de Rock Progressivo, Classic Rock e Metal Tradicional. Então não se surpreenda ao notar ecos de nomes como Yes e Black Sabbath durante a audição de Heliodromus.

Claro que a técnica se encontra presente, mas ela não é o foco principal da música, algo que muitas bandas do estilo deveriam aprender, com o peso e a variedade surgindo o tempo todo nas 9 canções que compõem esse que é o terceiro álbum do trio. Os vocais de David Joy soam muito agradáveis, além do mesmo executar um belo trabalho no baixo, enquanto os riffs de Joe Martignetti conseguem mesclar Progressivo, NWOBHM e uma saudável influência de Black Sabbath. Já Ted MacInnes consegue impor técnica e diversidade na bateria. Vale destacar também alguns arranjos bem interessantes de flauta, violino, percussão e guitarra braguesa, que acabam por trazer elementos de Folk à música do trio, soando como um diferencial a mais. Os grandes destaques ficam por conta de “Keepers of the Rite”, “Corax’, ‘The Horizon Speaks”, "
Star Messenger", “Technology’s Luster” e a épica “Heliodromus”.

A produção é muito bem-feita e fugiu dessa coisa engessada e limpa em excesso dos dias atuais, tendo soado bem orgânica, tornando o álbum ainda mais interessante. Se quer conhecer uma banda de Heavy/Prog que procura sair do lugar-comum, o Sunrunner é uma ótima opção. Belo trabalho!

Ah, e vale dizer que você pode escutar  Heliodromus no Bandcamp da banda  e a mesma estará no Brasil agora em agosto, realizando 4 apresentações, então chances para conhecer o trabalho do trio não vão faltar.

NOTA: 8,0

Sunrunner é:
- David Joy (vocal/baixo)
- Joe Martignetti (guitarra elétrica/guitarra acústica/bouzouki/flauta)
- Ted MacInnes (bateria/percussão)

Homepage
Facebook
YouTube
Reverbnation
Bandcamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário