sexta-feira, 6 de maio de 2016

Vocífera - Evil Thoughts (2016)

 
Vocifera - Evil Thoughts (2016)
(Independente - Nacional)


01. Intro
02. The Agony
03. Sadism
04. Mad Bastards
05. Sabbath
06. All Pain
07. In The End Of Times
08. Trapped
09. All Evil For Your Majesty
10. Corruption (Bonus track)
11. Hypocrisy (Bonus track)

Antes de tudo, vamos falar um pouco sobre o mundo. Por mais que nas últimas décadas muita coisa tenha evoluído no pensamento humano, avanços tenham sido feitos em diversos campos, a verdade é que doa a quem doer, ainda vivemos em uma sociedade machista. Não é uma questão de generalizar comportamentos, mas em muitas funções, mulheres ainda recebem menos que homens, mesmo ocupando cargos idênticos (e os executando com a mesma competência), são muitas vezes objetificadas, não só em peças publicitárias como também no seu dia a dia, assediadas e muitas vezes, culpadas injustamente por isso (“Se estava usando uma roupa tão curta é porque estava querendo”). Poderia citar dezenas de outras situações aqui, mas basta uma olhada em noticiários e já terão uma ideia do que quero falar.

E bem, por mais que queiramos fechar os olhos, as redes sociais explicitaram de uma forma bem clara que esse tipo de comportamento citado no parágrafo acima, também se repete entre uma parte dos fãs de Metal (maior até do que eu gostaria de admitir). Poderia me aprofundar nesse assunto, buscar suas causas, mas perderia o foco do texto e deixaria de lado o mais importante, o som praticado pelas meninas pernambucanas do Vocífera, banda formada em Recife no ano de 201 e que chega agora seu debut, Evil Thoughts, mostrando grande evolução quando confrontado com seu EP (Vocífera) de 2012.

Amigos, que porrada, não só na cara dos headbangers fracos de ideias, como também nos tímpanos daqueles mais calejados. O que escutamos aqui é um Death/Thrash raivoso, feroz e impiedoso, altamente indicado a fãs de bandas como Obituary, Death, Testament, Destruction, Venom, dentre outras. Os vocais de Ray Torres transbordam ódio, enquanto a dupla de guitarristas, Erika Mota e Lidiane Pereira abusam da agressividade nos riffs e despejam alguns solos insanos. Já a parte rítmica, com Eveline Torres (Baixo) e Marcella Tiné (Bateria), mostra boa diversidade, técnica e imprime ainda mais peso ao som do Vocífera.

Apesar de uma ou outra parte mais cadenciada aqui e ali, na maior parte do tempo a aposta aqui é na velocidade, mas apesar disso suas músicas não soam repetitivas, um risco que sempre se corre ao seguir essa linha. Aponto como minhas preferidas, “The Agony”, “Sadism”, “Mad Bastards “, “Sabbath”, “All Pain” e “All Evil For Your Majesty”.

A produção ficou com boa qualidade, tendo conseguido deixar tudo claro e audível, mas sem tirar a agressividade e o peso do Death/Thrash da banda, ou seja, nada daquelas produções assépticas praticadas por muitos hoje em dia. Já a capa transparece perfeitamente a sonoridade furiosa encontrada em Evil Thoughts. Com um som violento, intenso e carregado de energia, o Vocífera vai agradar em cheio aos fãs mais tradicionais do estilo.

E bem, normalmente recomendo relaxantes musculares e telefone de um ortopedista ao lado do som para esse tipo de audição, mas nesse caso, o telefone de um otorrinolaringologista também não seria má ideia, já que a porrada no pé do ouvido vai ser violenta e o risco de problemas auditivos, algo iminente. Altamente recomendado!

O trabalho está disponibilizado para audição e download gratuito no Bandcamp da banda, então não existe desculpa para você não ouvir (a não ser que tenha tímpanos delicados demais).

NOTA: 8,0

Vocífera é:
- Ray Torres (Vocal)
- Érika Mota (Guitarra)
- Lidiane Pereira (Guitarra)
- Eveline Torres (Baixo)
- Marcella Tiné (Bateria)

Facebook
Soundcloud
YouTube
Bandcamp
Myspace

Nenhum comentário:

Postar um comentário