sexta-feira, 27 de maio de 2016

Apokathilosis – Where Angels Fear to Tread (2015)


Apokathilosis – Where Angels Fear to Tread (2015)
(Independente – Importado)

01. Awaken Thee
02. Where Angels Fear to Tread
03. Ashes
04. To Die a Thousand Deaths
05. The Untameable Human Spirit
06. Synchronicity

De meados dos anos 90 em diante, o Black Metal se modificou. Bandas como Dimmu Borgir, Cradle Of Filth e outras que vieram nesse mesmo embalo, trouxeram mais melodias e visibilidade comercial ao estilo, além de uma maior abertura a novas influências. Um dos resultados mais visíveis disso foi a fragmentação do estilo em diversos outro sub-estilos, alguns que se afastam tanto da proposta inicial, que cabe até mesmo o questionamento sobre realmente poder receber o rótulo de Black. Nada contra, até curto escutar, mas entendo perfeitamente as reclamações dos puristas do estilo e não as julgo descabidas ou exageradas.

O Apokathilosis, surgido no ano de 2013, é um duo brasileiro formado por Felipe Roquini (Vocal, Guitarra, Baixo, Sintetizador) e Marttjn Rvbjn (Guitarra) e que se encontra radicado na Irlanda. Sua aposta é justamente naquele Black Metal mais tradicional e que em alguns momentos parece ter sido esquecido por boa parte dos novos nomes que surgem por aí. Então se procura aqui passagens muito melódicas, Sinfônicas ou com incursões de Post Rock e Shoegaze, pode tirar seu cavalo da chuva. Aqui “o sistema é bruto”.

A música presente é escura e fria, no melhor sentido da palavra. Os vocais de Felipe, na maior parte do tempo rasgado, possuem bastante qualidade e as guitarras despejam aqueles riffs cortantes e gélidos típicos das bandas europeias da primeira metade da década de 90. O baixo, direto e reto, fazendo as bases de sustentação, enquanto a bateria, que aqui é programada, se mostra bem variada e na maior parte do tempo soa de forma bem natural.

As músicas se mostram bem diversificadas, alternando entre os momentos mais velozes e os mais cadenciados, evitando assim que se torne repetitiva ou cansativa. Apontar destaques é bem complicado, já que a qualidade aqui é nivelada por cima e o trabalho se mostra bem uniforme. Ainda sim posso apontar como minhas preferidas aqui, “Awaken Thee”, “Where Angels Fear to Tread”, “To Die a Thousand Deaths” e “The Untameable Human Spirit” (para mim a melhor do álbum).

A produção foi toda realizada por Felipe na Irlanda, no Advaita Studio e se encaixou perfeitamente dentro da proposta do Apokathilosis, já que apesar de estar tudo claro e audível, não tirou a agressividade e o peso da música, além de passar longe da assepsia de boa parte das produções atuais do estilo. Já a capa é obra da Lost Cosmonaut Design e casou perfeitamente com a sonoridade da banda.

Se curtir um Black Metal mais direto, tradicional, ruidoso e com aquele clima sombrio, o Apokathilosis é uma ótima opção de banda para se conhecer. Mais um nome promissor surgido em nosso cenário!

NOTA: 8,0

Apokathilosis é:
- Felipe Roquini (Vocal, Guitarra, Baixo, Sintetizador)
- Marttjn Rvbjn (Guitarra)

Facebook
Bandcamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário