sexta-feira, 29 de abril de 2016

D.A.M. - Premonitions (2016) (EP)

D.A.M. -  Premonitions (2016) (EP)
(Independente - Nacional)


01. Premonitions… (Under the Tree of Regrets)
02. The Cage (Breaking the Paradigms)
03. Untouchable (My Past Mistakes…)
04. Anorexic Dysphoria (AElegy for the Brainless)
05. Changing the Directions (Unresolved)
06. Frustration (Imprisoned Dreams)

Uma das coisas mais legais de se acompanhar a carreira de uma banda é poder notar sua evolução a cada trabalho. Quando lançou o EP Possessed (13), o D.A.M., obstante suas qualidades, praticava um Melodic Death Metal bem básico, sem se diferenciar muito do padrão do estilo. Era bem feito, mas genérico.

Daí para frente, em um curto espaço de tempo, a banda capitaneada pelo batalhador Guilherme Alvarenga cresceu e amadureceu com uma velocidade absurdamente rápida. Nos trabalhos seguintes, Tales of the Mad King, debut de 2013, o EP Phantasmagoria e o álbum The Awakening, ambos de 2014, vimos influências diversas de Power Metal e Metal Sinfônico serem agregadas à sonoridade dos mineiros.

Em Premonitions, os mineiros levam sua música um passo além, já que o Progressivo passou a fazer parte do caldeirão de influências da banda. Mas obstante essa complexidade presente em seu trabalho, não abriram mão de características marcantes de seu trabalho, como passagens mais rápidas, a forte presença dos teclados, responsáveis por ótimos arranjos (bem intrincados) e solos (em vários, duelando com as guitarras) e maior responsável pelas melodias. O mesmo também acaba sendo responsável pela aura mais obscura que a música do D.A.M. possui. Belos vocais femininos também se fazem presentes.

Mesmo com doses generosas de melodia, em momento algum a música aqui presente perde em agressividade, já que esta se faz presente nos vocais e nas guitarras, com bastante peso e riffs de bastante qualidade. Imaginem uma mescla do In Flames dos primeiros trabalhos, com Janne Warman nos teclados e Alexi Laiho e Timo Tolkki compondo as músicas em parceria. Sim, essas referências estão todas presentes, o que não impede que o D.A.M. dê uma cara toda sua ao seu trabalho.

Das 6 canções aqui presentes, todas equilibrando muito bem agressividade e melodia, destaco como minhas preferidas, “Premonitions… (Under the Tree of Regrets)”, “Untouchable (My Past Mistakes…)” e “Anorexic Dysphoria (AElegy for the Brainless)”.

Mostrando-se cada vez mais uma banda única dentro de seu estilo no Brasil, o D.A.M. dá mais um passo evolutivo, elevando seu nível de complexidade e enriquecendo ainda mais sua sonoridade, fazendo com que me pergunte até onde o grupo capitaneado por Guilherme pode chegar. Hoje posso afirmar sem medo, que não ficam devendo nada se comparados com qualquer banda que siga essa linha lá fora.

Música de ótimo nível com selo Minas “Hellrais” de qualidade!

NOTA: 8,5

D.A.M. é:
- Guilherme de Alvarenga (Vocal/Sintetizador/Teclado)
- Caio Campos (Baixo)
- Tomás Campos (Guitarra)

Homepage
Facebook
YouTube
Twitter
Soundcloud
Mediafire (Link disponibilizado pela banda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário