quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Jäilbäit – Who da Fuck are you? (2014)


Jäilbäit – Who da Fuck are you? (2014)
(Independente – Nacional)

01. We are Jäilbäit
02. Going To Wacken
03. Take it Easy
04. Jailbait Squad
05. Just a Boy
06. Do you wanna be a rockstar?
07. Otaro (Sucker)
08. Born to Win
09. Lone Wolf
10. Bäit Blues

Para quem acompanha o A Música Continua a Mesma, tal afirmativa já não é mais novidade. Hoje o Nordeste brasileiro é o maior celeiro da atualidade de bons nomes da cena Metal brasileira.  Surgida no ano de 2013, a Jäilbäit já no ano seguinte soltou seu debut, Who da Fuck are you?, ao qual tecerei algumas considerações aqui.

A primeira coisa a me chamar a atenção é que o quarteto alagoano não possui como principal influência o Metal praticado nos anos 80 (algo bem comum no Brasil), já que a aposta é em uma sonoridade mais setentista. E nesse aspecto é que acaba por surgir à segunda surpresa. Na maioria das vezes, quando falamos de bandas que enveredam por esses caminhos, já imaginamos influências latentes de Black Sabbath, Led Zeppelin ou Deep Purple, mas isso não se aplica ao Jäilbäit, pois ao colocar Who da Fuck are you?, o primeiro nome que vem a cabeça é o Motörhead, principalmente no que tange aos seus primeiros álbuns.

Aquela agradável mescla de Blues, Rock and Roll e Metal que o saudoso Lemmy fazia muitíssimo bem a frente de sua banda é a praia dos alagoanos. Então tome aquele baixão distorcido, ótimas bases e riffs e uma parte rítmica bem sólida, coesa e direta. Nesse ponto você deve estar perguntando o que faz com que o Jäilbäit não seja uma simples cópia do Motörhead. Bem, lhes digo que o que impede tal fato é a grande diversidade apresentada pelo quarteto e os vocais de Zenitilde Neto, que se diferem dos de “Deus”, o que acaba dando certa personalidade à música aqui apresentada.

Por falar em música, em um trabalho muito heterogêneo, onde não tempo nenhuma grande variação de qualidade entre as músicas, sendo essas niveladas por cima. Aponto como minhas preferidas “We are Jäilbäit”, “Going To Wacken”, “Take it Easy”, “Just a Boy”, “Born to Win”, “Lone Wolf” e “Bäit Blues”.

A produção de Edu Silva conseguiu deixar tudo 100% audível, mas com aquela dose de sujeira que a música do Jäilbäit pede. Com uma música enérgica, visceral, pesada e divertida, o quarteto alagoano vai fazer a felicidade de todos os saudosos pelo Motörhead. É para abrir uma cerveja, colocar o volume no máximo e aproveitar cada momento com intensidade, afinal é assim que a vida e a música devem ser vividas.

NOTA: 8,0

Jäilbäit é:
- Zenitilde Neto (Vocal)
- Adailton Junior (Guitarra)
- Wilson Santos (Baixo)
- Cleyton Alves (Bateria)



Nenhum comentário:

Postar um comentário