segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Deep Purple - From The Setting Sun... In Wacken (2015)



Deep Purple - From The Setting Sun... In Wacken (2015)
(Shinigami Records – Nacional)

CD1
01. Highway Star
02. Into The Fire
03. Hard Lovin' Man
04. Vincent Price
05. Strange Kind Of Woman
06. Contact Lost
07. The Well - Dressed Guitar
08. Hell To Pay
09. Lazy

CD2
01. Above And Beyond
02. No One Came
03. Don Airey's Solo
04. Perfect Strangers
05. Space Truckin'
06. Smoke On The Water (featuring Uli Jon Roth)
07. Green Onions/Hush
08. Black Night

O Deep Purple dispensa apresentações. Em mais de 40 anos de estrada, conquistou uma fama mais do que merecida, sendo responsáveis por uma infinidade de trabalhos clássicos nesse período e fazendo a alegria dos amantes da boa música. Mas além de músicas clássicas, existe outra coisa que esses ingleses sempre produziram em escala industrial. Álbuns ao vivo.

Talvez por isso, ao comentar sobre esse trabalho com um amigo, o mesmo me questionou se o mundo ainda precisava de mais um trabalho ao vivo do Deep Purple. Gravado na apresentação da banda no icônico Wacken Open Air de 2013 (onde tocaram em um horário em que o sol estava se pondo, daí o título), o que temos aqui é uma verdadeira celebração ao Classic Rock, com uma das maiores e melhores bandas de todos os tempos perfilando clássicos atrás de clássicos. Sendo assim, tome “Highway Star”, Strange Kind Of Woman, Lazy, Black Night, Perfect Strangers e claro, Smoke On The Water (aqui com participação de Uli Jon Roth). Dispensa comentários, não é?

Já no DVD podemos ver todo o brilhantismo da banda sobre um palco. Ian Gillian até pode não alcançar certas notas, mas ainda sim se mostra capaz de brilhar e se coloca muito, mas muito acima da concorrência. Steve Morse mostra sua técnica, categoria e felling costumeiros, principalmente nos solos, enquanto Roger Glover e Ian Paice brilham como de praxe. Jon Lord é insubstituível? Com toda certeza e isso sequer se discute, mas Don Airey brilha em muitos momentos, algo mais do que esperado para um músico do seu calibre. Aqui também podemos ver toda a categoria da banda em cima de um palco, com uma presença de palco monstruosa, muita energia e ótima interação com o público presente. Mas convenhamos, é o Deep Purple e não se espera menos do que isso desses caras.

Lembram da pergunta feita por um amigo, citada lá em cima? Pois bem, a verdade é que sim, o mundo sempre irá necessitar de álbuns ao vivo do Deep Purple, porque música de qualidade executada com maestria, nunca será demais. Um belo material!

NOTA: 9,0

Deep Purple é:
- Ian Gilan (Vocal)
- Steve Morse (Guitarra)
- Roger Glover (Baixo)
- Don Airey (Teclado)
- Ian Paice (Bateria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário