sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Sodamned - Songs For All And None (2015)




Sodamned - Songs For All And None (2015)
(Antichrist Hooligans Distro/Battle Distro/Burnin Groove Recs/Face the Abys Recs/Infernal Rites Recs/Morbid Tales Recs/Old Serpent Recs/OneEye Recs – Nacional)

01. Psalm Of The Hunter
02. The Killing
03. Bread And Water
04. Noise Of Rain On The Roof
05. Blinded By The Light
06. Distopia (Instrumental)
07. For All And None
08. Dynamite
09. Oração À Virgem

Para quem conhece de perto a cena nacional, acompanha bandas, shows, adquire cd’s e materiais de bandas, nada soa mais irritante do que a afirmação de alguns bitolados dessa geração Guitar Hero, que não tira a bunda do sofá ou da frente do PC (onde só fica reclamando e falando mal de tudo) para nada (a não ser que seja para ir a um show de alguma banda gringa consagrada), de que não existe Metal de qualidade sendo feito no Brasil. Coleguinhas, lhes informo que não só existe, como não fica devendo nada se comparado ao que vem lá de fora, inclusive se colocado frente a frente com materiais atuais de certas bandas estrangeiras idolatradas por aqui.

Dentre essas bandas, podemos incluir sem titubear um segundo sequer os catarinenses do Sodamned, banda já veterana na cena (na estrada desde 1999) e que havia se destacado em muito com seu debut, The Loneliest Loneliness (11). Em Songs For All And Done, seu segundo álbum completo de estúdio, os caras chegam quebrando tudo, se mostrando mais maduros, além de pesados e brutais. Mas não pensem que abrem mão completamente das melodias, pois as mesmas se encontram presentes aqui, mas de forma muito equilibrada para não tirar sequer 0,1% da agressividade do Blackned Death Metal praticado pelo Sodamned.

Aqui, Juliano Régis (Vocal/Guitarra), Fabricio Gamba (Guitarra, substituído atualmente por Eduardo Blumer), Felipe Gonçalves (Baixo) e Gilson Lange (Bateria) contam com as participações do vocalista Marcelo Fagundes (Battalion, outra puta banda de Santa Catarina) e do baterista e tecladista do Insane Devotion (procurem conhecer, coleguinhas), Fernando Nahtaivel, para nos presentear com um dos melhores trabalhos do estilo que escutei nesse ano de 2015. Como já dito, pesado, agressivo e brutal, mas sem abrir mão de boas melodias (vide por exemplo, o solo no final de “Oração A Virgem”), o Sodamned realizou uma obra dessas que empolga do primeiro ao último segundo. A variedade é um ponto a favor dos caras, já que não apostam apenas em momentos mais rápidos, com passagens mais cadenciadas dando as caras aqui e ali, evitando que as músicas soem cansativas ou repetitivas.

Destaques? Amigos, sabe aquele papo clichê de que é difícil destacar essa ou aquela faixa, pois todas são de alto nível? Então, isso vale para Songs For All And Done. Essa tarefa é tão difícil, que estou a uns 15 minutos tentando finalizar esse parágrafo, mas simplesmente não consigo, pois sempre que não excluo uma das faixas do álbum na lista, acho que estou sendo injusto e apago tudo. Sendo assim, escute o álbum de cabo a rabo e se surpreenda.

A produção aqui foi realizada por Roger Fingale e a mixagem feita por Earth. Do meu ponto de vista, não fica devendo nada a qualquer produção gringa do estilo, já que mesmo soando bem pesada e agressiva, conseguiu deixar tudo limpo a ponto de ser possível escutar cada um dos instrumentos. Já a capa é mais uma belíssima obra de ninguém menos que Gustavo Sazes, fechando assim o pacote com chave de ouro e mostrando a preocupação da banda em entregar um trabalho de alto nível em todos os sentidos.

Você, caro leitor, também tem algum coleguinha desses que acha que banda de qualidade, só as que vêm “da gringa”? Pois pegue Songs For All And Done e esfregue na fuça dele com vontade para que o mesmo veja o quanto anda equivocado. Quem sabe ele tome vergonha na cara, tire a bunda do sofá ou da frente do PC e passe a apoiar as bandas de qualidade que existem dentro de nossa cena. Forte candidato a melhor cd nacional de 2015!

NOTA: 9,0

Sodamned é:

- Juliano Régis (Vocal/Guitarra)
- Eduardo Blumer (Guitarra)
- Felipe Gonçalves (Baixo)
- Gilson Lange (Bateria)





Nenhum comentário:

Postar um comentário