sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Sethirus – King Of Dust (2014)




Sethirus – King Of Dust (2014)
(Independente – Nacional)

01. Chaos Creator
02. The Eye of Horus
03. Spread the Fear
04. King of Dust
05. Faces in the Sand
06. Fight to Live
07. Righteous Blood
08. Assyrians Fury
09. Pharaoh's Nightmare

O underground nacional é esquizofrênico. Ao mesmo tempo em que em uma parte considerável do país os shows de bandas autorais andam as moscas, não recebendo o devido valor por parte do público, por outro lado a quantidade de ótimas bandas surgidas em todos os cantos do país é algo impressionante. Nesse ponto, talvez estejamos vivendo nosso melhor momento.

Justamente por isso, às vezes até mesmo para mim, que vivo a pesquisar novos nomes o tempo todo, algumas bandas acabam passando batidas em um primeiro momento, mesmo possuindo grande qualidade. Esse foi o caso dos cearenses do Sethirus, grupo oriundo de Fortaleza, surgido em 2008 e que lançou no ano passado seu debut, intitulado King Of Dust.

O trabalho já começa a impressionar de cara, com uma belíssima capa feita pelo mestre Carlos Fides e na qual você consegue absorver toda a temática adotada nessa estréia. King Of Dust é um álbum conceitual, que aborda a história de Taharka, Faraó da XXV dinastia egípcia, tendo reinado entre 690 a.C. e 664 a.C. e resistido bravamente e o quanto pode as invasões dos Assírios. Um tema interessantíssimo e muito bem trabalhado aqui. Mas e a música, você deve estar se perguntando. Bem, a aposta aqui é em uma sonoridade que mescla de forma muito competente Heavy, Power, Speed e Thrash, resultando em um som pesado, agressivo, mas também com boa dose de melodia. A diversidade é o ponto central do trabalho do Sethirus, como por exemplo, na parte vocal, aonde o mesma vai desde o mais melódico até o agressivo/gutural, sendo um dos diferenciais aqui. Outro ponto interessante são as guitarras, já que além de despejarem riffs bem agressivos, podemos observar algumas passagens com influências orientais, o que casa totalmente com a proposta lírica do Sethirus. Já a “cozinha” tem boa técnica e soa pesada. Em resumo, você vai encontrar aqui desde passagens mais melódicas e épicas até aqueles momentos tipicamente Thrash feitos para moer pescoços. Os maiores destaques aqui ficam por conta de “Chaos Creator”, “The Eye of Horus”, “King of Dust”, “Faces in the Sand” e “Assyrians Fury”.

A produção foi totalmente independente e têm boa qualidade. Tudo limpo, audível, mas sem exageros, tendo lá uma dose saudável de “sujeira”. Com uma música acima de tudo pesada e agressiva, o Sethirus estreou com o pé direito, mostrando ser um dos nomes mais promissores do atual cenário nacional. É desses cd’s para bater cabeça até cansar.

NOTA: 8,0

Sethirus é:

- Augusto Carone (Vocal)
- Edy Alenquer (Guitarra)
- Joel Marinho (Guitarra)
- Rony "Jesus" (Baixo)
- Bruno M (Bateria)





Nenhum comentário:

Postar um comentário