terça-feira, 15 de setembro de 2015

Godzorder – Obey (2015) (EP)




Godzorder – Obey (2015) (EP)
(Raising Hell Records/Petrol Music Underground/Lua Negra Prod./Rock Animal)

01. Best Friend
02. The Strongest Force
03. Psycho Mind
04. I’m Your Freedom
05. Break

No passado, para uma banda conseguir lançar seu material, era necessário muito esforço e algum dinheiro para investir em uma gravação e produção minimamente aceitáveis, mas que muitas vezes ficavam aquém do esperado, já que os custos eram altos mesmo para produções de nível mais baixo. Mas o tempo passou, a tecnologia chegou, se popularizou e hoje, com um notebook e os programas certos, você consegue até mesmo gravar um material no quarto de casa e com uma qualidade até mesmo superior ao que era feito em um estúdio 20 anos atrás.

Tais facilidades provenientes da tecnologia acabaram por se tornar uma faca de dois gumes. Se por um lado, se tornou mais fácil e barato fazer uma gravação de qualidade, por outro lado isso gerou uma enxurrada de lançamentos mensais no mercado, que se vê soterrado por Cd’s e Ep’s diariamente, vindo de todas as partes do Brasil e do mundo. Sendo assim, para se destacar hoje não basta ter qualidade, se faz necessário também muito profissionalismo, algo que no Brasil parece ser visto como crime por algumas pessoas do cenário underground. É comum, pelo menos da minha parte, escutar coisas do tipo, “banda tal é metida”, “os fulanos da banda tal são arrogantes, se acham”, pelo simples fato de os mesmos procurarem agir de forma profissional.

Todo esse discurso é apenas para falar que quando peguei Obey, Ep de estréia do Godzorder, banda vinda Jundiaí/SP e fundada em 2013, olhei a capa, li o encarte e a primeira coisa que pensei foi, “esses caras são profissionais pra cacete”. Claro que de nada iria adiantar esse profissionalismo, se ao colocar o trabalho para rodar, eu constatasse que a banda não tem talento, mas felizmente o que ocorre é justamente o contrário. A competência e qualidade aqui transbordam por todos os poros.

A aposta aqui é no Thrash Metal, que apesar de ter um pé bem fincado naquela sonoridade Old School, mantêm o outro firme na vertente mais moderna do estilo. O resultado? Uma música muito legal, empolgante, pesada e agressiva acima de tudo e que consegue soar ao mesmo tempo tradicional e atual. E sinceramente, algo assim é para poucos. Alternando entre momentos mais velozes e outros mais cadenciados, temos aqui musicas que apresentam vocais bem agressivos do vocalista e baixista Rafael Morassutti, que por sinal forma uma cozinha muito forte e técnica com o baterista Marco Mingote, e guitarras, a cargo de Gustavo Salles e André Fernandes, que despejam riffs nervosos e que são capazes de empolgar até o mais desalentado dos headbangers. Impossível não sair batendo cabeça em alguns momentos. O material é de homogeneidade impar, mas destaco aqui “Best Friend”, “I’m Your Freedom” e “Break”.

A produção ficou a cargo da banda e de ninguém menos que Adair Daufembach, mostrando o profissionalismo e preocupação da banda em apresentar um material de qualidade aos fãs. Simplesmente excelente. Já a capa é uma belíssima, marcante e impactante obra de Pablo Zanella, estando entre as mais bonitas que vi nesse ano de 2015.

Com um trabalho que apresenta grande coesão, possuindo uma identidade própria e destilando raiva e agressividade em cada nota, o Godzorder se mostra mais do que pronto para um Cd completo. Obey é sem dúvida um dos melhores Ep’s que escutei esse ano e é daqueles trabalhos que tradicionalmente te fará afastar os sofás do meio da sala e sair moshando pela casa. Mas duas coisas? Cuidado com os vasos da sua mãe e mantenha a cartela de relaxante muscular (ou telefone do ortopedista mesmo) por perto, porque você vai precisar ao final dessas 5 músicas. Troféu Dorflex de Moedor de Pescoços para eles, porque merecem!

NOTA: 8,5

Godzorder é:

- Rafael Morassutti (Vocal/Baixo)
- Gustavo Salles (Guitara)
- André Fernandes (Guitarra)
- Marco Mingote (Bateria)


Nenhum comentário:

Postar um comentário