terça-feira, 18 de agosto de 2015

Ghost – Meliora (2015)




Ghost – Meliora (2015)
(Loma Vista Records - Importado)

01. Spirit
02. From the Pinnacle to the Pit 
03. Cirice 
04. Spöksonat 
05. He Is 
06. Mummy Dust 
07. Majesty 
08. Devil Church 
09. Absolution 
10. Deus in Absentia

O Ghost é dessas bandas que não desperta muito meios termos. Exceto alguns poucos por ai, mais conscientes, a maioria dos fãs de Metal pelo mundo ou os ama, ou os odeia. Bem, mas amando ou odiando, uma coisa é muito clara para mim, os envolvidos aqui sabem muito bem o que estão fazendo e todo o barulho que fazem desde Opus Eponymous (10) não é mero acidente.

Meliora é seu terceiro álbum de estúdio e aqui podemos dizer que continuam com sua evolução natural. Se o debut já citado era um trabalho mais pesado, com uma boa dose de crueza, o álbum seguinte, Infestissuman (13), era bem mais refinado e porque não dizer, um tanto quanto mais acessível (o que não fez com que deixasse de ser um belo trabalho). Ele também deixou bem evidente que os envolvidos no Ghost não tinham medo algum de assumir riscos e fazer o que desejavam. Aqui não é diferente, já que apesar de referências em comum e que fazem parte da identidade da banda, Meliora tem uma sonoridade que se difere em parte dos antecessores. Imagine uma mescla dos pontos positivos de Opus e Infestissuman e você terá uma ideia do que vai encontrar por aqui.

Musicalmente, vamos encontrar as mesmas referências a bandas de Classic/Occult Rock setentistas que marcaram sua música até então, principalmente ao Blue Öyster Cult, sua maior influência (ecos de Sabbath, Purple e Uriah Heep podem ser percebidos), mas isso vem embalado em uma música moderna (e que não perde o ar vintage), relativamente simples, com ótimas harmonias de guitarra e principalmente, excelentes melodias vocais de seu novo membro, Papa Emetirus III. Os Nameless Ghouls também fazem um belíssimo trabalho instrumental, através de ótimos e pesados riffs de guitarra, parte rítmica certeira e bem variada e teclados muito bem encaixados. Aquele ar sombrio, sinistro e obscuro? Faz-se mais do que presente aqui. Apesar do alto nível e da uniformidade do trabalho, destaco aqui “Spirit”, “From the Pinnacle to the Pit”, “Cirice”, “Mummy Dust”, “Absolution” e “Deus in Absentia”.

Produzido por Klas Ahlund e mixado por Andy Wallace, não se faz muito necessário dizer que o nível da produção ficou altíssimo. Peso e refinamento unidos de forma perfeita. Já a capa e mais uma belíssima arte de Zbigniew Bielak e os cinéfilos de plantão irão sacar a referência explicita a certo clássico do cinema expressionista alemão.

Os que idolatram a banda, a partir de agora tem um motivo a mais para fazê-lo através de Meliora. Já para seus detratores, vai se tornando cada vez mais difícil acusar o Ghost de não possuir talento e de viver apenas do mistério e das polêmicas existentes em torno de sua imagem. E para esses um recado, gostem ou não, os suecos vieram para ficar e colocar de uma vez por todas seu nome entre os grandes do Metal. Podem falar mal, espernear, mas o façam na cama que é o lugar mais quentinho para isso. Um dos melhores lançamentos de 2015!

NOTA: 9,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário