quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Astafix - Internal Saboteur (2015)




Astafix - Internal Saboteur (2015)
(Voice Music - Nacional)

01. Karma Kill
02. The Scourge
03. Blood Sun
04. Doomsday Device
05. Bad Blood
06. Disfigured Conscience
07. Ghosts
08. Internal Saboteur
09. Say No!
10. Help us All
11. Unknown
12. The Dome
13. Traitor

Quando surgiu no ano de 2009 com seu debut, o ótimo End Ever, o Astafix surpreendeu principalmente por dois motivos. O primeiro, ser formado por Wally, que havia vindo de uma banda digamos assim, comercial, no caso o CPM22. O segundo e mais importante de todos, devido qualidade avassaladora de seu trabalho de estréia, já que mostrava a maturidade musical de uma banda veterana da cena (quando existiam a pouco mais de 2 anos). O resultado disso foi a eleição como revelação nacional de 2009, turnês no Brasil e no exterior e um DVD lançado no ano de 2011, gravado em São Paulo.

Tudo ia muito bem, até o quadro de saúde de seu talentoso guitarrista, Paulo Schroeber (Almah, Hammer 67, Burning in Hell, Fear Ritual), que sofria de uma cardiopatia congênita, se agravar. O mesmo acabou sendo substituído nas apresentações ao vivo por Cássio Vianna, seu aluno, mas infelizmente acabou vindo a falecer em Março de 2014, configurando não só uma grande perda para a banda, como também para o Metal brasileiro. Ainda sim, o mesmo deixou 5 músicas compostas para Internal Saboetur, tendo gravado as bases em quatro delas  “Karma Kill”, “The Scourge”, “Blood Sun”, “Ghosts” e a base e o solo de “Unknown”. É a Paulo que a banda dedica esse álbum. Uma homenagem justa, digna e belíssima ao companheiro e amigo.

Se End Ever já havia impressionado pela sua qualidade, Internal Saboteur o faz ainda mais, já que eleva a música do Astafix a outro patamar. O que era bom se tornou ainda melhor aqui. Aquele Thrashão com pegada moderna, grooveado, agressivo e com peso de sobra, continua presente aqui, só que mais maduro, coeso e intenso. Os vocais de Wally estão nervosos, além de o mesmo fazer uma belíssima dupla com Cássio Vianna (Guitarra), sendo responsáveis por riffs pesados e ótimos solos. Já Ayka (Baixo) e Thiago Caurio (Bateria) formam uma cozinha de primeira, pesada, técnica e variada. Aliás, variação é a palavra de ordem aqui, já que o Astafix alterna muito bem entre os momentos velozes e ríspidos e os mais cadenciados e brutais. Por mais que nada aqui soe deslocado ou desnecessário, os maiores destaques ficam por conta de “Karma Kill”, “The Scourge”, “Blood Sun”, “Bad Blood”, “Ghosts”, “Say No!”, “Help us All” e “Unknown”.

A produção, masterização e mixagem ficaram a cargo de Brendan Duffey, que também possui seu nome nos créditos de 10 das 13 músicas aqui presentes, mostrando o nível de interação entre a banda e o produtor. Já a capa é mais uma bela obra de Marcelo Vasco, enquanto a parte gráfica foi de responsabilidade de Marcus Lorenzet. Nada aqui fica a dever se comparado com qualquer banda gringa do estilo, tamanha a qualidade.

Com uma música mais variada, intensa, carregada de energia e madura, o Astafix mostra com Internal Saboteur que veio para colocar de uma vez por todas seu nome no hall das grandes bandas de Metal do Brasil. Um dos melhores álbuns nacionais de 2015 e uma bela homenagem para Paulo Schroeber.

NOTA: 9,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário