terça-feira, 2 de junho de 2015

Korpiklaani - Noita (2015)




Korpiklaani - Noita (2015)
(Nuclear Blast – Importado)

01. Viinamäen Mies
02. Pilli On Pajusta Tehty
03. Lempo
04. Sahti
05. Luontoni
06. Minä Näin Vedessä Neidon
07. Jouni Jouni
08. Kylästä Keväinen Kehto
09. Ämmänhauta
10. Sen Verran Minäkin Noita
11. Antaja (Bônus Track)

O Korpiklaani é sem sombra de dúvida uma das bandas mais queridas pelos fãs de Folk Metal mundo a fora. Noita é seu 9° álbum de estúdio e vêm após um hiato de 3 anos e uma sequência absurda de 8 cd’s entre 2003 e 2012. Com tamanha produção, tal pausa era mais do que necessária, afinal mais cedo ou mais tarde a criatividade começa a falhar, algo que me desculpem os fãs da banda, já vinha ocorrendo desde Korven Kuningas (08). Manala, seu trabalho anterior, era um bom álbum, não posso negar, mas foi muito mais voltado para o Metal do que para o Folk, algo que deixou alguns fãs por ai ressabiados (apesar de ter agradado muitos outros).

Aos que ficaram com um pé atrás, podem respirar aliviados, pois em Noita o Folk se faz muito mais proeminente que nos trabalhos anteriores, já que o violino e o acordeão compartilham ao lado das guitarras, o protagonismo das músicas aqui presentes. Nada de novo é apresentado, ou seja, temos canções rápidas, com ótimas melodias folclóricas e com aquele clima festivo e bem humorado típico das músicas do Korpiklaani. Isso acaba sendo bom e ruim, já que se por um lado é repetitivo e não irá mudar a visão que os detratores possuem deles, por outro é um álbum surpreendentemente agradável para quem acompanha a carreira dos finlandeses desde o início. Outro fator positivo aqui são as tradicionais linhas vocais de Jonne Järvelä, talvez o grande ponto forte da banda, pois são empolgantes e cativantes a ponto de fazer o ouvinte sair cantando em um finlandês fictício só para acompanhar as mesmas. Os riffs de guitarra apesar de um tanto simplistas, possuem bom peso e a cozinha se mostra bem discreta, afinal, a ideia aqui é eu ela não eclipse de forma alguma o trabalho das guitarras e dos instrumentos acústicos. Todas as músicas aqui presentes são agradáveis de escutar, mesmo aquelas mais cadenciadas e com um ar melancólico (que acabam por dar um diversificada no trabalho), destacando-se “Viinamäen Mies”, “Pilli On Pajusta Tehty”, “Sahti”, “Luontoni”, “Kylästä Keväinen Kehto”, “Sen Verran Minäkin Noita” e a faixa bônus “Antaja”.

Assumo, me diverti absurdos durante os cerca de 50 minutos de duração de Noita. É um álbum tão bom quanto os clássicos Tales Along This Road (06) ou Tervaskanto (07)? Não o é, mas isso de forma alguma é demérito, já que se trata de um trabalho sólido e muito equilibrado, pois consegue dar espaço tanto para o Folk quanto para o Metal, sem pender para lado algum. Vale também citar duas curiosidades. A primeira é que mais uma vez não temos nenhuma música com nome de bebida e a outra é que “Jouni Jouni” se trata de uma versão para “Mony Mony”, de Billy Idol, cantada na língua pátria do grupo. Abra umas cervejas, coloque o cd para tocar, embebede-se, saia dançando pela sala e divirta-se, afinal, você não precisa ficar mantendo a pose de metaleiro malvadão o tempo todo (principalmente quando estiver distante dos amigos igualmente malvadões). Bom humor, um pouco de leveza e risos são fundamentais nessa vida, mesmo quando o assunto é Heavy Metal.

NOTA: 8,0





Um comentário:

  1. Parabéns pelo artigo.
    Acompanhado o Korpiklaani já faz um belo tempo, fui introduzido pelo clássico Vodka, que não possui um aspecto folk, já Tequila outro hit já se encontra traços de folk e happy outros buzer.
    Adorei muito o novo album noita, realmente é uma volta os traços folk da banda.

    ResponderExcluir