quarta-feira, 17 de junho de 2015

Hollow - Spirit Soldier (2014)




Hollow - Spirit Soldier (2014)
(Independente – Nacional)

01. Strength
02. Destruction of the Mass
03. It Never Rests
04. Burning Lead
05. Death in Glory
06. The Earth Bleed
07. Spirit Soldier

O Brasil sempre teve forte tradição no que tange o Thrash Metal. Bastar ver os ótimos nomes que já geramos dentro do estilo. E o mais interessante de tudo é que nossas bandas sempre possuíram algo a mais, que as diferenciam das demais por ai, a ponto de no exterior se referirem as mesmas como “Brazilian Thrash Metal”, deixando assim bem claro as diferenças com relação à escola americana e a européia (ou diria alemã mesmo) do estilo.

Fundado em 2008, o quarteto gaúcho Hollow é mais uma banda a apostar suas fichas no jeito brasileiro de se fazer Thrash Metal. Apesar do relativo pouco tempo de estrada e desse ser apenas seu trabalho de estréia, o resultado que vemos aqui impressiona em muito, tamanho o nível de qualidade e maturidade. Seu som é muito pesado e agressivo, remetendo muitas vezes ao Sepultura pré-Chaos A.D., tanto no que tange ao instrumental quanto na parte vocal, mas sem soar datada, já que graças a gravação a banda consegue uma sonoridade bem atual. Os vocais de Renan Cauê Müller, que também é um dos guitarristas, são simplesmente animais, enquanto riffs e mais riffs brutais são despejados em nossos ouvidos por ele e Maurício Zorrer. Já a parte rítmica do Hollow, formada por Lucas Lussani (baixo) e Flávio Daufenback (substituído após as gravações por Maurício Steffani) se mostra bem técnica e variada, além de absurdamente pesada. Surpreende também a duração do álbum, que com suas 7 faixas sequer bate a casa dos 28 minutos. Em um mundo onde boa parte das bandas acha que precisa preencher toda a capacidade de um Cd, se deparar com um grupo que opta por um trabalho direto, reto e conciso é algo louvável. Sendo assim, não tivemos espaço para aquelas faixas de enchimento tão comuns nos trabalhos de hoje, ou seja, todas as faixas aqui são ótimas, com destaques inegáveis para “Strenght”, “Destruction of the Mass”, “It Never Rests” e “The Earth Bleed”.

A produção é outro ponto que me impressionou bastante, já que apesar de ter deixado tudo muito claro, sendo possível escutarmos cada instrumento com total clareza, não deixou o som polido demais, mantendo o peso e a agressividade necessárias. Intenso, maduro e coeso, Spirit Soldier é uma belíssima estréia e coloca o Hollow no grupo das bandas a serem cuidadosamente acompanhadas de agora em diante, já que o potencial demonstrado aqui é inegável. Um álbum impiedoso com os pescoços alheios.

NOTA: 8,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário