terça-feira, 23 de junho de 2015

Finita – Voices From Sanatorium (2015)




Finita – Voices From Sanatorium (2015)
(Independente – Nacional)

1. Blind Greed
2. The Other Face
3. Origin Lost
4. Perspective
5. Awake
6. Voices From Sanatorium
7. Beyond the Mist
8. Vazio

Sim, eu sou um cara chato pra cacete com relação à música, por mais que alguns não acreditem nisso. No que tange então a qualidade de produção, sempre fui absurdamente ranzinza. Mas esses pouco mais de 2 anos de A Música Continua a Mesma me tornaram bem mais tolerantes com relação a tudo isso. Hoje em dia consigo dar um enfoque muito maior a outros aspectos que não a originalidade e qualidade de gravação, por mais que sim, ainda tenham alguma importância para mim. Mas bem, retornaremos a esse assunto mais a frente.

A Finita é um quinteto oriundo de Santa Maria/RS e aposta naquele bom e velho Gothic Metal com influências de Metal Sinfônico, Doom e Death Metal que marcou o cenário alguns anos atrás. Pela alta popularidade que viveu, beirando a superexposição, tal estilo ganhou forte resistência por parte de alguns fãs de música pesada. Esse ranço criado por essa parcela dos bangers acaba prejudicando um pouco as bandas que apostam nessa linha, já que mesmo que apresente um trabalho de inegável qualidade, muitos deixam de escutar o mesmo apenas bela simples menção do estilo praticado. Sim, isso é completamente estúpido, mas infelizmente é uma realidade.

Aqui o ouvinte vai encontrar tudo dentro do esperado em se tratando de uma banda que aposta em tal vertente. Vocais alternando entre o limpo/lírico e o gutural (Luana é uma belíssima vocalista), na melhor linha “A Bela e a Fera”, andamentos mais arrastados, guitarras pesadas, parte rítmica técnica e bem variada e teclados muito bem encaixados nas músicas, sem cometer exageros. Aliás, sou obrigado a dizer que tudo aqui é muito equilibrado, algo raro de se conseguir em um trabalho de estréia. Mas não se engane, o fato de apresentarem o “mais do mesmo”, não soam como cópia de nomes consagrados do estilo, já que conseguem imprimir a sua música uma cara própria, uma identidade. É aquilo que sempre digo, não importa que uma banda utilize os clichês do estilo em sua música, o segredo é a forma como a mesma faz isso. Bem, o Finita se sai muito bem nisso. Maiores destaques aqui vão para “Blind Greed”, “The Other Face”, “Origin Lost” e “Voices From Sanatorium”.

O ponto fraco de Voices From Sanatorium é a produção. Não que ela seja trágica, mas poderia ser melhor e certamente é um ponto que a banda precisa aprimorar para os próximos lançamentos. Para uma estréia está boa e não afeta tanto o resultado final do trabalho, mas despertou um pouco do meu lado ranzinza. Não têm preconceito bobo contra o Gothic Metal? Curte o estilo? Então vale a pena conhecer o trabalho da Finita, já que mostram aqui potencial futuro de sobra. O trabalho está disponível para audição no YouTube e para download gratuito no link logo abaixo, mas se curtir, faça um esforço e adquira o material físico assim que possível. Vale à pena!

NOTA: 7,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário