terça-feira, 26 de maio de 2015

Mythological Cold Towers - Monvmenta Antiqva (2015)




Mythological Cold Towers - Monvmenta Antiqva (2015)
(Nuktemeron Productions - Nacional)

01. Beyond the Frontispiece
02. Vetustus
03. Votive Stele
04. Of Ruins and Tragedies
05. Sand Relics
06. Baalbeck
07. Strage Artifacts
08. Vestiges

Na estrada desde 1994, o Mythological Cold Towers não só é uma das bandas mais tradicionais e relevantes da cena do Metal nacional como também por ser considerada a maior banda de Doom Metal do Brasil, quisá, de toda a América Latina. Exagero de minha parte? Desculpem-me, mas uma banda que antes desse Monvmenta Antiqva, lançou quatro álbuns, todos eles podendo ser considerados verdadeiros clássicos do estilo, não merece nada menos do que o título dado acima.

Em seu quinto trabalho de estúdio, o quinteto paulista mostra toda a sua categoria contumaz. Seguindo a tendência iniciada em seu trabalho anterior, Immemorial (11), podemos observar o lado épico da banda ainda menos presente que o habitual, com sua música cada vez focada no Doom Metal puro e simples. Mas com toda sinceridade, isso não afeta em nada a qualidade das oito composições apresentadas em Monvmenta Antiqva, já que continuam com aqueles riffs arrastados e grudentos, que transmitem um ar soturno e melancólico e os vocais mais do que característicos de Samej. Aliás, é perceptível que aqui, além de um pouco mais melódico, o Mythological também está mais melancólico, um parto cheio para as lamas macambúzias de plantão. Chama a atenção também a coesão e integridade de sua música, já que não todas as músicas soam no seu devido lugar aqui como também não se rendem a modismos, como muitos nomes fazem por ai. Fazem o que desejam, da forma como desejam e quando desejam (talvez por isso esse seja apenas seu 5º álbum em 21 anos). Tá, ok, abusarei do clichê agora afirmando que é dificílimo apontar algum destaque entre as músicas aqui presentes, já que todas possuem um nível para lá de elevado no que tange qualidade (o que é a mais pura realidade), mas experimente escutar “Vetustus”, “Votive Stele”, “Sand Relics”, “Baalbeck” e “Vestiges” e diga se não são músicas primorosas.

Sim, estamos diante de mais um trabalho clássico aqui. E digo isso não como um fã de Mythological Cold Towers, mas sim como um cara que simplesmente ama Doom Metal há quase 25 anos e que é absurdamente exigente no que tange o estilo. Melancólico, obscuro, soturno, original e absurdamente criativo, esses são adjetivos que podem definir bem Monvmenta Antiqva, deixando bem claro ao ouvinte sobre o que o mesmo irá encontrar aqui. Querem aprender como se faz Doom Metal de qualidade? Então crianças, botem esse Cd para rodar e aprendam com os adultos. Um dos melhores álbuns nacionais de 2015!

NOTA: 9,0



Nenhum comentário:

Postar um comentário