quinta-feira, 2 de abril de 2015

Empires – Empires/Capítulo II (2014)



Empires – Empires/Capítulo II (2014)
(Independente – Nacional)

Empires (EP)


01. Teste Final
02. O Seu Tempo Esgotou
03. O Inferno é Agora
04. Olhos Focados
05. Taças de Sangue
06. Ponto de Partida

Capítulo II (EP)


01. Capítulo II
02. Não Tem Mais Volta
03. Não Tente Me Mudar
04. Promessas
05. Lutar Pelo que Acredito
06. Desistir? Jamais!

Hoje adotarei um formato diferente para essa resenha, já que optei por tratar dois Ep’s como se fossem um único material. Os trabalhos foram lançados e disponibilizados para download no decorrer do ano de 2014 pelos cariocas do Empires, que praticam um estilo para o qual muitos bangers tradicionalistas torcem o nariz aqui no Brasil, o tal do Metalcore. Não nego que já cultivei um preconceito bobo pelo estilo, mas admito que já superei muito do mesmo, por mais que alguns aspectos ainda me incomodem aqui e ali.
A verdade é uma só, música boa não possui rótulo. Heavy, Power, Death, Black, Folk, Metalcore, nada disso importa quando o material possui qualidade e esse é o caso dos Ep’s aqui em questão. Ok, você pode alegar que o Empires não apresenta absolutamente nada de novo em se tratando do estilo, mas devolvo a bola para ti. Porque quando se trata de algo mais tradicional (e que se curta), uma banda pode soar “mais do mesmo”, repetindo o que já foi feito por outros nomes, mas quando falamos de estilos mais modernos isso se torna crime passível de pena capital? Pense u, pouco nisso.
Com letras em português (bem legais por sinal), uma tendência que felizmente vem ganhando cada vez mais força em nosso cenário independente da vertente adotada, o Empires usa e abusa de todas as características esperadas para uma banda do gênero, afinação mais baixa, distorção, riffs rápidos, boa cadência, sem apelar para grandes velocidades, breakdowns e alternância entre vocais guturais/agressivos com outros mais melódicos (única coisa que ainda me incomoda dentro do Metalcore), mas faz tudo isso com uma capacidade ímpar. Não fica pairando aquela sensação de que já se escutou aquilo antes, vindo de alguma banda gringa e muito menos a impressão de que se está ouvindo uma mesma música o tempo todo, como ocorre em muitos casos por ai. Analisando o material como um todo, aponto como maiores destaques “Teste Final”, “O Seu Tempo Esgotou”, “Taças de Sangue”, “Não Tem Mais Volta”, “Não Tente Me Mudar” e “Desistir? Jamais!”.
É muito positivo ver bandas brasileiras apostando em tendências mais modernas para sua música, pois nada é pior para do que a estagnação musical. Desde que o Rock/Metal surgiu, a história sempre se repetiu, algo “inovador” surge, alguns decretam a morte da tendência anterior, os defensores de uma se digladiam com os defensores da outra e no final, ambas terminam convivendo sem maiores problemas, cada qual com seus fãs, até que surja algo “novo e revolucionário” para que juntos voltem suas baterias contra ele. Assim é e assim sempre será. Como eu já disse agora a pouco, música de qualidade não têm rótulo, então que o Empires tenha longa vida na cena nacional e que em breve, nos presenteie com um álbum completo. Se curtir o estilo, vale à pena conhecer esse novo nome. Os Ep’s estão disponíveis em um único link abaixo, disponibilizados para download gratuito pela banda

NOTA: 8,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário