segunda-feira, 20 de abril de 2015

Agnata Fides – Agnata Fides (2014) (EP)




Agnata Fides – Agnata Fides (2014) (EP)
(Independente – Nacional)

01. Call Ov Valkyries
02. Flying Beyond The Sky
03. Aurora Luciferiano
04. Rex Abyssus
05. The Hand Ov Satan
06. Ea, Lord Of The Dephts (Burzum Cover)

E eis que da Noruega brasileira, surge mais um nome para enegrecer ainda mais o cenário do Metal Extremo brasileiro. Surgida em abril de 2014 das cinzas do Abyssum, na cidade de Patos de Minas/MG, a horda Agnata Fides chega buscando seu lugar meio e escuridão da cena Black Metal nacional.

Se você espera encontrar aqui aquele Black Metal bonitinho, delicado, com melodias exageradas ou então com essas invencionices Post/Progressivas (nada contra, até curto), irá quebrar feio a cara. Ouso dizer que, se sua praia são as sonoridades citadas acima, a tendência é que você corra de medo para se esconder debaixo da cama, apavorado com o nível de rispidez apresentado nesse opus. A aura negra e de caos que emana do material dessa horda é algo que impressiona. Sua música é agressiva, carregada de riffs tão cortantes quanto uma navalha afiada e não é muito afeita a concessões melódicas. A essa altura o leitor já pode perceber que a linha adotada aqui é aquela da 2ª geração do estilo, em voga no início dos anos 90 e, invariavelmente, você acabará se recordando de nomes como Burzum (aqui existe um cover para “Ea, Lord Of The Dephts”) ou Darkthrone. Chama atenção o fato de não abusarem da velocidade 100% do tempo, alternando não só com momentos mais cadenciados como também se utilizando de ótimas passagens atmosféricas, que acabam por dar um ar mais obscuro à obra. Apesar da homogeneidade presente, destaco como minhas preferidas, “Flying Beyond The Sky”, “Aurora Luciferiano” e “The Hand Ov Satan”.

Do ponto de vista da produção, é possível escutarmos todos os instrumentos de forma plena, mas conseguiram manter aquela crueza e sujeira que se espera de uma horda que segue tal proposta. Ponto para eles. Ok, o material que nos é apresentado nesse EP de estréia passa longe de primar pela originalidade, mas tem uma qualidade rara no que tange ao Metal hoje em dia: honestidade. Para mim, em um mundo inundado de bandas com sonoridades pré-fabricadas, isso é algo que não tem preço. Mais uma vez, Minas Hellrais mostra a força de seu cenário, revelando outro grande nome para a musica extrema nacional. É para moer os ossos do pescoço enquanto louva o Capiroto.

NOTA: 8,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário