quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

D.A.M. – The Awakening (2014)




D.A.M. – The Awakening (2014)
(Independente – Nacional)

01. From The Ashes (T.J.O.T.F)
02. The Great Work (Magnum Opus PT 1)
03. Reborn From The Shadows
04. Lies
05. The Breaking Point (T.M.S PT IV)
06. Illusions
07. The Awakening
08. Violated Angel
09. Nightmare (T.M.S PTII)
10. Separation
11. Alone
12. Thelema

Ao terminar a audição de The Awakening, segundo trabalho de estúdio dos mineiros do D.A.M., fique pensando no seu EP de estreia, Possessed, lançado no ano passado e na forma como desenvolveram seu som nos trabalhos seguintes, o debut Tales Of The Mad King (13) e o EP Phantasmagoria (14). É simplesmente incrível o salto evolutivo dado a cada trabalho, ainda mais se levarmos em conta o curtíssimo espaço de tempo entre os mesmos.
Aquele Death Metal Melódico um tanto comum do EP de estreia foi amadurecendo trabalho a trabalho, agregando elementos de Power Metal e Symphonic Metal, tornando sua música um misto de Children Of Bodom, In Flames, Nightwish e Rhapsody. E quer saber, o resultado é muito bom. O instrumental, como já era possível vislumbrar em Phantasmagoria, pende muito mais para o Power (bem pesado, ok), mas os vocais na maior parte do tempo são rasgados (existe espaço para alguns bons vocais limpos), dando um ar bem agressivo às músicas. A forma como conseguem inserir elementos desses outros estilos ao seu Death Metal, acaba por transformar The Awakening em um álbum muito agradável de escutar e nada cansativo. Pesa a esse favor o fato de equilibrarem muito bem as partes melódicas aqui presentes, com destaque para a utilização dos teclados, que se encaixam perfeitamente nas músicas e em momento algum são utilizados de forma exagerada. Os riffs e solos presentes são de muita qualidade, e os vocais de Guilherme Alvarenga ficam melhores a cada trabalho. Já a parte rítmica, é pesada, técnica e segura, como deve ser. Os maiores destaques aqui ficam para as ótimas “From The Ashes (T.J.O.T.F)”, “The Great Work (Magnum Opus PT 1)”, “Reborn From The Shadows”, “Lies”, “Violated Angel”, “Nightmare (T.M.S PTII)” e “Separation”.
A produção é de ponta e superior a que vimos nos trabalhos anteriores, caminhando assim lado a lado com a evolução sonora da banda. A capa, mais uma vez é belíssima e como sempre, traz o Ceifeiro presente, marca registrada dos mineiros. Dia desses me perguntaram se eu já havia feito minha lista de melhores do ano e respondi que não. O motivo? Álbuns com a qualidade de The Awakening, com grande potencial para entrar em qualquer lista de grandes álbuns de 2014. Um trabalho que vai agradar tanto a fãs de Death Melódico, quanto fãs de Power e Heavy.

NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário