quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Evergrey - Hymns For The Broken (2014)






Evergrey - Hymns For The Broken (2014)
(AFM Records - Importado)

01. The Awakening
02. King Of Errors
03. A New Dawn
04. Wake A Change
05. Archaic Rage
06. Barricades
07. Black Undertow
08. The Fire
09. Hymns For The Broken
10. Missing You
11. A Grand Collapse
12. The Aftermath

No final dos anos 90 e início dos anos 2000, o Evergrey se consolidou entre os fãs de Metal Progressivo como uma das principais bandas da cena, graças a uma sequência de quatro ótimos álbuns, que culminou com o excelente Recreation Day (2003). Mas de lá para cá algo se quebrou, já que a isso se seguiu igual sequência de mais quatro álbuns, que foram do razoável ao fraco, gerando assim muito questionados pelos seus fãs. Mudanças de formação também afetaram bem a banda nos últimos, chegando ao ápice no final do ano passado, quando de uma tacada só perderam o baterista Hannes Van Dahl, que foi seguir carreira comandando as baquetas do Sabaton e o guitarrista Marcus Jidell, hoje no Avatarium (projeto de Leif Edling, do Candlemass). Então, para a surpresa de muitos, Tom Englund anunciou o retorno de seus respectivos antecessores, Henrik Danhage (guitarra) e Jonas Ekdahl (bateria).
Sendo assim, não seria má vontade de minha parte dizer que as expectativas a respeito de Hymns For The Broken não eram das melhores. Dia desses escrevi que o Heavy Metal tem a capacidade de nos surpreender quando menos esperamos e bem, o novo trabalho do Evergrey é mais uma prova a corroborar minha tese. Não cometerei o exagero de dizer que esse é o melhor trabalho do Evergrey, que a banda voltou a brilhar como no começo de carreira ou coisa parecida, como muitos por ai certamente irão fazer, mas posso dizer sem um pingo de medo que esse é disparado o melhor álbum da banda desde Recreation Day, o que convenhamos, não é pouco.  Optaram por um retorno ao passado, buscando novamente suas raízes, para a alegria de todos aqueles fãs que andavam desgostosos com o rumo tomado nos últimos anos. Então, se preparem para músicas melódicas, guitarras pesadas, com riffs simples e diretos, solos bem sólidos e bonitos, ótimo uso do teclado/piano, baladas pesadas como só o Evergrey consegue fazer e principalmente, os inconfundíveis vocais melancólicos de Englund, capaz de imprimir linhas vocais simplesmente cativantes. Claro que em um trabalho com pouco mais de 1 hora de duração, nem tudo são flores e em alguns momentos, o ouvinte comum poderá achar tudo um pouco maçante, mas os apreciadores da banda certamente vão pirar com o que irão escutar em Hymns For The Broken. Maiores destaques para “King Of Errors”, “A New Dawn”, “Archaic Rage”, “The Fire” e a faixa título.
Como não poderia deixar de ser em se tratando de um álbum dos suecos, esse é um trabalho bem emocional e introspectivo, capaz de despertar as mais diversas emoções nos ouvintes, frente a seu ar sombrio. Um álbum simplesmente surpreendente, se colocado frente a frente a tudo que foi lançada nos últimos 10 anos. Sim meus amigos, o Evergrey parece ter reencontrado o rumo de casa!

NOTA: 8,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário