terça-feira, 9 de setembro de 2014

Paura – Tameless (2014)




Paura – Tameless (2014)
(Spider Merch/Karasu Killer/Equivokke/Conspiracy Chain/Travolta)

01. Truth Hits Hard
02. Working Class Uprising
03. Education           
04. N.W.A. (Never Walk Alone)
05. Wolfpack 
06. Do the Knowledge
07. Mothers of Justice
08. Gas Diplomacy 
09. Too Old to Die Young
10. The Privilege

O que dizer dessa instituição do Hardcore/Crossover nacional? Na estrada desde 1995, os paulistanos do Paura sempre primaram pela atitude, pela contestação a realidade que nos assola e pelo peso absurdo de sua música. Quase 20 anos se passaram desde o início de sua caminhada e a impressão que tenho é a de que nunca irão arrefecer em seu extremismo.
Tameless é o 6º álbum da banda e como era de se esperar, chega como um caminhão tanque sem freio, descendo desgovernado uma ladeira. Explosivo e agressivo, apostam em seu som tradicional, mais focado no peso que na velocidade, influenciado pelo Hardcore nova-iorquino e com boas doses de Thrash Metal. Com riffs absurdamente pesados, uma cozinha fora do comum, com citação especial para o grande Fernando Schaefer (ex-Korzus, ex-Endrah, Pavilhão 9, Treta, Worst) e vocais monstruosamente insanos de Fabio Prandini, certamente lançaram um dos melhores trabalhos de 2014. As letras, ácidas como esperado, também se destacam. Os amantes de cinema irão se divertir tentando identificar as vinhetas de várias músicas, com alguns diálogos bem conhecidos. O nível de qualidade é altíssimo e todas as 10 músicas aqui presentes são excelentes, mas ainda sim destaco a pesada “Truth Hits Hard”, “Working Class Uprising”, a enérgica “N.W.A. (Never Walk Alone)”, a porradaria de “Wolfpack” e “Mother of Justice”.
Vale à pena destacar a grande produção de Tamelles, que deixou tudo muito limpo e cristalino, mas sem perder um pingo da agressividade que sempre marcou o Paura. Já a capa deixa bem claro o que vamos encontrar durante a audição e traça um link direto com as insatisfações que tomaram conta de nossas ruas de 2013 para cá. Presenteando-nos com letras fortes e principalmente, com a boa e velha pancadaria de sempre, o Paura se mantém no topo da cena e lança um trabalho capaz de rivalizar com o novo do Ratos de Porão, algo que eu realmente considerava improvável em 2014. Que bom que o Paura me fez queimar a língua. O cd está disponível no Bandcamp da banda para audição, mas a aquisição dele vale muito a pena.

NOTA: 9,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário