terça-feira, 5 de agosto de 2014

Eluveitie – Origins (2014)




Eluveitie – Origins (2014)
(Nuclear Blast – Importado)

01. Origins (Intro)
02. The Nameless
03. From Darkness
04. Celtos
05. Virunus
06. Nothing (Intermezzo)
07. The Call Of The Mountains
08. Sucellos
09. Inception
10. Vianna
11. The Silves Sister
12. King
13. The Day Of Strife
14. Ogmios (Intermezzo)
15. Carry The Torch
16. Eternity (Outro)

Desde que surgiu na cena com seus dois primeiros álbuns, Spirit (2006) e Slania (2008), os suíços do Eluveitie se colocaram como a principal banda da cena Folk Metal. Fazendo uma mistura de Death Metal Melódico com elementos de música celta, foram se firmando com o tempo, graças a um som de qualidade e personalidade, mas a verdade é que, gostando ou não, tanto sua música como a cena Folk vinham apresentando sinais da estagnação inevitável a quem não se renova. O antecessor de Origins, Helvetios (2012), apesar de um pouco burocrático em alguns momentos, não era um mau álbum e mostrava uma tentativa do Eluveitie de arejar seu som.
Origins é a evolução natural de Helvetios, sendo não só tecnicamente mais complexo que esse, como também mais pesado e mais equilibrado. Se por um lado temos um aumento das gaitas de fole, flautas, violinos e de instrumentos que eu sequer consigo nomear ou imaginar (tive que olhar no Google em alguns momentos), por outro temos esse já citado aumento de peso das partes metálicas, o que faz com que um lado nunca sobrepuje o outro. É interessante notar que ao contrário de outros pares do estilo, os suíços não deixam as melodias a cargo apenas dos instrumentos folclóricos (que são realmente reais, nada de samples), tendo as guitarras um papel de igual importância nesse quesito, gerando assim um ótimo equilíbrio, capaz de agradar tanto a gregos quanto a troianos. Se você curte o lado mais pesado, com certeza irá aprovar faixas como “Inception”, “The Nameless”, “The Silver Sister”, “King” ou “Carry The Torch”, mas se é mais chegado no lado Folk, certamente irá abrir um sorriso em músicas como “Celtos”, “From Darkness” e principalmente nas cantadas por Anna Murphy, “The Call Of The Mountains” e “Vianna”, que dão um ar mais leve ao trabalho, funcionando muito bem.
Decididamente, o Eluveitie colocou sua alma e coração em Origins, conseguindo assim entregar um álbum para lá de cativante e que talvez seja seu melhor trabalho até hoje.  Soando absurdamente natural em sua mistura de Death Metal e Folk, passam longe de soarem forçados, como muitas outras bandas que escuto por ai, transmitindo assim tanto brutalidade como serenidade em sua música. O Eluveitie encontrou seu som em Origins, soando mais pesado e maduro que nunca, os colocando assim a milhas e milhas da concorrência, que vai ter que correr muito se quiser alcançá-los agora. Se você curte Folk Metal e não é desses metidos a “true”, tem a obrigação de ter esse álbum.

NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário