segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Alestorm – Sunset on the Golden Age (2014)




Alestorm – Sunset on the Golden Age (2014)
(Napalm Records – Importado)

01. Walk The Plank
02. Drink
03. Magnetic North
04. 1741 (The Battle Of Cartagena)
05. Mead From Hell
06. Surf Squid Warfare
07. Quest For Ships
08. Wooden Led!
09. Hangover (Taio Cruz cover)
10. Sunset on The Golden Age

Eis que os piratas escoceses, capitaneados por Christopher Bowes, retornam a navegar pelos mares do Metal após um hiato de 3 anos. Quando surgiram com seu debut, Captain Morgan’s Revenge (2008), o Alestorm soou como uma lufada de ar fresco no cenário do Folk Metal, mas seu dois álbuns posteriores não mantiveram o alto nível da estréia, sendo que no último, Back Through Time (2011), pareciam realmente ter pedido o foco e caído na vala comum de boa parte das bandas de Folk Metal atuais.
Felizmente, parece que nesse Sunset on the Golden Age o Alestorm voltou a entrar nos trilhos e encontrou o eixo de sua música novamente. Claro, não tivemos aqui mudanças radicais de sonoridade, já que aquela fórmula básica de seu som continua mais que presente, mas podemos notar uma energia muito maior que em seus trabalhos anteriores aqui. Sua música se mantém diversificada, não só com elementos de Power e Folk, como também com alguns riffs bem pesados que, em alguns momentos, beiram o Thrash. Nesse quesito, posso dizer que hoje é difícil encontrar uma banda de Folk Metal que se aproxime da sonoridade do Alestorm. Outra questão delicada, mas ai não só deles, mas de todas as bandas que apostam em um som temático, é o risco de soar repetitiva. Aqui cabe ao ouvinte escolher entre levar ou não a sério a proposta da banda, de praticar aquilo que eles próprios definem como sendo um True Scottish Pirate Metal. Particularmente, prefiro não levar tão a sério, já que é evidente a forma como os músicos do Alestorm se divertem com o que fazem. A simples escolha em fazer uma versão para “Hangover”, do rapper britânico Taio Cruz, já seria um bom argumento para essa tese. O foco aqui é o divertimento puro e simples. Destaques? “Walk The Plank”, “Drink”, que vai te fazer levantar a caneca de cerveja enquanto repete o refrão, as épicas “1741 (The Battle of Cartagena)” e “Sunset on the Golden Age” e a já citada versão para “Hangover”.
Pesado, cativante e sim, hilário, são termos que podem ser empregados ao novo álbum do Alestorm. Mostrando um amadurecimento maior em relação aos trabalhos anteriores e recheado de ótimas melodias, Sunset on the Golden Age é desses álbuns para se ouvir com uma garrafa de rum na mão enquanto espera o próximo destino para pilhar.

NOTA: 8,0

Napal Records


Nenhum comentário:

Postar um comentário