segunda-feira, 7 de julho de 2014

Grave Digger – Return of the Reaper (2014)




Grave Digger – Return of the Reaper (2014)
(Napalm Records - Importado)

01. Return of the Reaper
02. Hell Funeral   
03. War God   
04. Tattooed Rider   
05. Resurrection Day   
06. Season of the Witch   
07. Road Rage Killer   
08. Grave Desecrator   
09. Satan’s Host   
10. Dia de Los Muertos   
11. Death Smiles At All Of Us   
12. Nothing to Believe   

Lá se vão 34 anos de serviços prestados ao Metal, incluindo ai o obscuro período entre 1986 e 1991, onde mudaram de nome e alguns álbuns essenciais para fãs de Speed/Power. Mas gostem ou não, há algum tempo o Grave Digger vinha se limitando a lançar trabalhos um tanto quanto burocráticos, como se apenas fizessem um simples ctrl c, ctrl v no álbum anterior. N vou negar que os dois últimos trabalhos, The Clans Will Rise Again (10) e Clash of the Gods (12) são os melhores da banda desde Rheingold (03) e demonstraram uma centelha a mais de criatividade (não por coincidência, foram os primeiros álbuns de Axel Ritt na guitarra.), mas não foram o que poderia se chamar de empolgantes. 
 
Durante os meses que precederam o lançamento de Return of the Reaper, Boltendahl havia deixado claro em declarações que esse trabalho seria um retorno ao passado e traria aquele espírito oitentista de volta a sonoridade da banda, o que acabou me deixando um pouco mais esperançoso, por mais que não tenha criado grandes expectativas em virtude do passado recente. Pois bem, sou obrigado a admitir que ele estava correto. Desde o título, que remete ao clássico The Reaper (93), até aquele Power Metal tipicamente alemão que o ouvinte irá escutar durante toda audição, tudo aqui remete a melhor fase da banda. Mais pesada, veloz e agressiva que nos trabalhos anteriores, com um ótimo trabalho de Axel, que despeja riffs e melodias para lá de cativantes e um grande destaque para os vocais de Chris, o Grave Digger parece disposto a se mostrar capaz de fazer álbuns relevantes, mesmo depois de mais de três décadas de estrada. Os grandes destaques aqui são a explosiva “Hell Funeral”, que certamente se tornará obrigatória nos shows, “Tattooed Rider”, a cadenciada “Season of the Witch”, “Road Rage Killer” e a motorheadiana “Satan’s Host”
 
Não, o Grave Digger não reinventou a roda ou o gênero do Power Metal com Return of the Reaper e nem essa era a pretensão de Boltendahl e Cia, mas lançaram um trabalho muito legal, onde buscaram em seu passado, forças para continuar seguindo em frente. Se você é fã da banda, esse é um trabalho que vai te agradar em cheio, se estava saturado da mesma, como meu caso, quem sabe não seja a hora de dar uma nova chance. Candidato a melhor álbum de Power Metal de 2014.
                                             
NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário