quinta-feira, 22 de maio de 2014

Timo Tolkki’s Avalon – Angels Of The Apocalypse (2014)




Timo Tolkki’s Avalon – Angels Of The Apocalypse (2014)
(Frontiers Records – Importado)

01. Song For Eden
02. Jerusalem Is Falling
03. Design The Century
04. Rise Of The 4th Reich
05. Stargate Atlantis
06. You’ll Bleed Forever
07. The Paradise Lost
08. Neon Sirens
09. High Above Of Me
10. Angels Of The Apocalypse
11. Garden Of Eden

Timo, ando muito preocupado com sua pessoa. Você já foi responsável por álbuns como Dreamspace, Fourth Dimension, Episode, Visions e de músicas como “Black Diamond”, “Father Time”, “Paradise”, “Forever”, “Kiss Of Judas”, “Will The Sun Rise”, “Hunting High And Low”, todas essas, obras que fizeram a felicidade de muitos fãs de Power Melódico nas últimas duas décadas. Sendo assim, fico assustado quando constato tudo que vêm lançando nos últimos anos e a baixa qualidade desses materiais. Ok, o Synfonia, apesar de soar como um Stratovarius requentado tinha lá seus bons momentos, mas às vezes fico com a impressão que esse foi seu último suspiro. Penso que deveria ter feito o que falou e abandonado a música para cuidar de sua vida, de seu problema de saúde. 
Sabe Timo, eu até fiquei esperançoso quando você anunciou o primeiro trabalho do Avalon, principalmente quando vi os músicos que estariam nele envolvidos. Como uma fã de Melódico não se empolgaria a ver nomes como Michael Kiske, Russell Allen, Sharon den Adel, Tony Kakko, Jens Johansson, Alex Holzwarth, dentre outros? Ai você lançou o The Land Of A New Hope e foi aquela decepção. Tudo muito burocrático, chato. Sei lá Timo, talvez por inocência minha, quando vi que havia convidado Tuomo Lassila (bateria) e Antti Ikonen (teclado) para esse novo trabalho, me bateu aquela esperança de ver algo tão bom quanto o Dreamspace ou Fourth Dimension, afinal ambos estavam lá com você. A lista de vocalistas também me chamou a atenção, afinal de contas, Fabio Lione, Elize Ryd, Floor Jansen, David DeFeis, Zachary Stevens e Simone Simons estão entre os principais nomes do estilo. Imaginei que a Caterine Nix também tivesse qualidade, já que você está produzindo a carreira da moça. A capa de Angels Of The Apocalypse também chama muito a atenção pela beleza. Nesse ponto, meus parabéns. Pena que musicalmente ficou devendo novamente. Apesar de possuir um clima mais escuro e pesado, algumas boas ideias aqui e ali, infelizmente nada é bem desenvolvido e explorado. Tudo fica pelo meio do caminho. E o que dizer da parte vocal? Timo, como você consegue juntar um grupo desses e me lança um trabalho onde os vocais não empolgam? De novo? Cara, você definitivamente perdeu a mão para compor. Tive que me esforçar muito para encontrar aspectos positivos e assim não dar uma nota menor ainda a esse segundo trabalho do Avalon. Os melhores momentos aqui são as faixas que contam com vocais femininos, mesmo que não tenha sido explorado todo o potencial das mesmas. Vide o exemplo de “Design The Century”, onde Floor Jansen não canta nem metade do que pode. Porra Timo, deixasse a menina cantar o que pode e teríamos uma belíssima música. Ah, mas tenho que admitir que seus solos ficaram razoavelmente legais.
Angels Of The Apocalypse conseguiu algo que eu julgava impossível há um ano. Ficou mais fraco que seu antecessor, The Land Of New A Hope. Timo, Timo, você já foi um grande compositor, mas acho que esta na hora de começar a pensar verdadeiramente em se aposentar e preservar um mínimo de dignidade em sua obra. E cara, essa foi a última vez que você me enganou.

NOTA: 4,0






Nenhum comentário:

Postar um comentário