domingo, 11 de maio de 2014

Alcest – Shelter (2014)




Alcest – Shelter (2014)
(Prophecy Productions - Importado)

01. Wings
02. Opale
03. La nuit marche avec moi
04. Voix sereines
05. L’éveil des muses
06. Shelter
07. Away
08. Déliverance

Stéphane Paut, ou se você preferir, Niege, sempre foi um cara inquieto. Isso sempre se refletiu em sua atitude com a música, pois passa longe do comodismo e da zona de conforto na qual a maioria dos artistas gosta de se estabelecer quando encontra seu nicho. Prova disso é a infinidade de projetos do qual participa ou participou, como o Alcest, Peste Noire, Glaciation, Amesoeurs ou Lantlôs, dentre muitos outros.
De todas as bandas citadas acima, o Alcest certamente é a maior delas. Black Metal em seu início, nos idos de 2001 com a demo Tristesse hivernale, foi evoluindo até seu debut, o ótimo Souvenirs d’um autre monde (07), onde já apresentava a mistura de Post Black Metal com Post Rock e Shoegaze, algo que muitos passaram a chamar de Blackgaze. Por mais que o Metal estivesse presente na música do Alcest através de andamentos e riffs típicos do Black Metal, o grande destaque da banda sempre foi à melancolia e os sentimentos que conseguia transmitir ao ouvinte. A sensibilidade latente de sua obra e a capacidade de nos fazer viajar era muito mais forte do que qualquer referência ao Black Metal. Talvez por isso a decisão de Niege de abandonar por completo qualquer referência metálica nesse novo álbum do Alcest. Não acho que Shelter vá chocar os fãs da banda. Por mais que a mudança aqui tenha sido radical, quem acompanha a carreira dos franceses já sabia que esse destino era inevitável. Tendo explorado todas as possibilidades dento do seu Blackgaze, era claro que Niege, inquieto como é, acabaria procurando novos rumos para a música do Alcest.
Contando com a produção de Birgir Jón Birgisson (Sigur Rós) e com a participação de Neil Halstead, vocalista e guitarrista do Slowdive e que canta a única faixa em inglês do álbum, “Away”, as duas bandas citadas talvez possam ser o melhor exemplo da sonoridade adotada aqui. Praticando uma mistura de Post Rock, Alternativo e Shoegaze, o Alcest continua certeiro em despertar nos ouvintes sentimentos únicos. Fechando os olhos, você certamente irá se sentir no ar, vagando sem rumo, como em um sonho inundado de lembranças do seu passado. Os vocais de Niege e as letras em francês, perfeitas para a proposta da banda, transmitem muita sensibilidade. Sim, eu sei que tudo isso é piegas ao extremo, mas sempre foi uma característica marcante do Alcest despertar esses tipos de sentimentos. Maiores destaques aqui vão para “Opale”, “La nuit marche avec moi”, “Voix sereines”, “Away” e “Délivrance”.
Podemos dizer que  o Alcest saiu da escuridão para a luz, mas sem perder a sua capacidade única de evocar sentimentos como melancolia, saudosismo ou de fazer seu fã sonhar. Se a nossa vida fosse um filme, Shelter certamente seria sua trilha sonora. Belíssimo!

NOTA: 9,0






Nenhum comentário:

Postar um comentário