sexta-feira, 4 de abril de 2014

Noturnall - Noturnall (2014)




Noturnall - Noturnall (2014)
(Independente - Nacional)

01. No Turn At All
02. Nocturnal Human Side (Feat. Russell Allen)
03. Zombies
04. Master of Deception
05. St. Trigger
06. Sugar Pill
07. Last Wish
08. Hate
09. Fake Healer
10. The Blame Game

Ano passado, quando do anuncio da formação do Noturnall, incluindo os integrantes do Shaman (Thiago Bianchi, Léo Mancini, Fernando Quesada e Juninho Carelli) mais o baterista Aquiles Priester (ex-Angra, Hangar), a primeira coisa que pensei foi que o mundo não precisava de mais uma banda de Power Metal com pitadas de Prog, afinal, a cena esta repleta delas no Brasil e no exterior, a maioria fazendo o mais do mesmo. Levando em conta o histórico dos membros do Noturnall, meu pensamento era totalmente coerente (ou eu pensava que era). Talvez por isso eu não tenha dado atenção quando, ano passado, lançaram o primeiro single, “Nocturnal Human Side” e, no começo desse ano, seu debut autointitulado. Então, dia desses, um amigo surge com o cd em mãos sugerindo que o escutasse. Olhei com cara de desconfiança, mas resolvi dar uma chance ao mesmo.

Quando a faixa de abertura, “No Turn At All”, começou, meu primeiro pensamento foi se realmente estava escutando o cd certo, já que o som que saia dos falantes em nada tinha a ver com o que eu imaginava antes da audição. O que eu estava ouvindo ali era pesado, moderno, agressivo e os vocais passavam longe dos agudos que caracterizaram a carreira de Thiago Bianchi em outras bandas. Então me toquei o quanto estava sendo estúpido em pré-julgar um trabalho sem nem ao menos escutar, levando apenas em conta as bandas de origem dos envolvidos. Não estou dizendo que a melodia é inexistente, ao contrário, ela está ali presente o tempo todo, mas a sonoridade do Noturnall passa a milhas de distância do que vemos no Shaman ou no Hangar. 

Na base do som, temos o Prog Metal, afinal, estamos falando de músicos altamente gabaritados, mas o foco do trabalho é sempre a música e não a técnica, como em outros trabalhos do estilo. Sobre essa base, temos grandes doses de Thrash, Groove e Metalcore, fazendo com que em muitos momentos, você se recorde de bandas como Pantera (sim, Pantera!) ou mesmo Lamb Of God. Fernando Quesada e Aquiles Priester formam uma dupla assombrosa, sendo um dos grandes destaques do trabalho. Os riffs e solos de Léo Mancini estão fortes, agressivos e são ótimos e os teclados de Juninho Carelli surgem sempre muito bem colocados, realmente agregando algo as músicas. Thiago Bianchi surpreende deixando os agudos praticamente de lado, já que os mesmos só surgem nas duas baladas do álbum. De resto, seu vocal está absurdamente agressivo. O nível das composições é excelente e destacaria aqui “No Turn At All”, técnica e pesada, “Nocturnal Human Side”, com um belo dueto entre Thiago e Russel Allen, a moderna “Zombies”, “Hate” e “Fake Healer”. Claro que nem tudo é perfeito aqui. As duas baladas, “Last Wish” e “The Blame Game”, soam totalmente deslocadas dentro do contexto do álbum, já que se encaixam perfeitamente no repertório do Shaman, mas não no do Noturnall. Já “Sugar Pill”, apesar de ser uma ótima música, tem uma pegada mais Hard Rock, devido a seu refrão (muito bom por sinal), e acaba se diferenciando um pouco do restante do trabalho.

Ao final de tudo, o que nos resta é um ótimo álbum de Prog que foge totalmente do tradicional do estilo, já que o Metal praticado aqui é técnico sim, mas também muito pesado, agressivo e moderno. A produção de Russell Allen também ajudou muito no resultado, já que reforçou bastante a agressividade do som. Um trabalho que vai agradar os fãs das bandas de origem dos músicos, mas também aqueles que curtem tanto progressivo quanto algo mais voltado para o Thrash. Se tiver a cabeça mais aberta, dê uma chance a esse álbum, pois o Noturnall demonstra um potencial de crescimento que a muito eu não via em uma banda nacional.

NOTA: 8,5

OBS: Prefiro acreditar que os membros do Noturnall nada tenham a ver com isso e que tenha partido pelos responsáveis por divulgar a banda, mas segundo mensagem recebida por mim, agradecem a resenha, mas que não a divulgariam, pois só estavam fazendo isso com as que receberam nota 10. E para fechar com chave de ouro, sugeriram que eu alterasse a nota para 10, para que assim divulgassem o que escrevi. Bem, se realmente acham que vou vender minha opinião por divulgação, estão absurdamente enganados. Se nem todo dinheiro do mundo me faria falar bem de algo que não gostei ou, no caso aqui, aumentar uma nota para agradar a terceiros, o que dirá uma resenha divulgada em uma page de Facebook. E para comprovar o que falo, ai está o print da mensagem que recebi da página oficial dos mesmos no Facebook, já que não falo nada sem provas. E um pouco de humildade cairia bem, pois como qualquer banda por ai, passam longe da perfeição. Ou realmente acham que lançaram um clássico atemporal do Heavy Metal Mundial?




28/05/2014

Após quase dois meses, tal fato foi divulgado pelo site Intervalo Banger, gerando compartilhamentos em massa dessa resenha e trazendo o ocorrido ao conhecimento de todos. Possivelmente, se você está lendo a mesma nesse momento, é grande a chance que tenha se deparado com uma delas. Toda essa “merda jogada no ventilador” fez com que a banda soltasse uma nota lamentando o ocorrido e que, por ser democrático e acreditar no amplo direito de defesa de todos, estou compartilhando agora. Que tal fato sirva de lição não só para o Noturnall como para demais bandas da cena nacional. Gerenciamento de mídias sociais é algo mais sério do que se pensa e não pode ser colocado nas mãos de qualquer um. Leiam e tirem suas próprias conclusões.


"A quem possa interessar.
Chegou a nosso conhecimento um post sobre uma resenha de nosso disco, onde a página da banda diz só postamos resenhas com a nota Dez.
Esclarecemos que a postagem foi feita por um fã da banda que tinha direitos de administrador da Fan Page da Noturnall no Facebook na época, mas que há algum tempo não trabalha mais com a banda.
Então deixamos claro aqui que essa resposta não foi dada por nenhum membro da banda, tampouco pela sua assessoria de imprensa ou por seus empresários.
Não compartilhamos em hipótese alguma dessa opinião e se tiverem interesse em visitar nossa página no FaceBook, verão várias resenhas, com notas variadas, onde foram e são compartilhadas, não só aqui mas também em nosso site.
Lamentamos pelo o ocorrido e vale lembrar apoiamos fielmente a liberdade de expressão e de imprensa.
- Banda Noturnall"
 


Facebook






18 comentários:

  1. hehehe... essa mensagem que você recebeu é típica do Thiago Bianchi. Sem sombra de dúvidas que foi ele quem enviou.
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo blog e principalmente pela atitude , pessoas como vc audam o Rock a se manter limpo nesse mundo onde tudo se compra!! abraço!!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk RI MUITO AQUI

    ResponderExcluir
  4. 8,5 pra uma coisa chata dessas? Vc ainda foi generoso. Salvo a atuação de Priester, que é inconteste, não passa de mais uma bandinha de moda e, se muito, arrebanhará 1/2 dúzia de fãs, isso contando, inclusive, com seus familiares, é claro. Eu daria um 3 e estaria de bom tamanho

    ResponderExcluir
  5. Você esta certo, boa a sua resenha, os caras tem que ser mais profissionais e aceitar criticas construtivas

    ResponderExcluir
  6. Faça o seguinte: Se ele pediu para você alterar a nota você faz, mas rebaixa a nota.

    ResponderExcluir
  7. Pensamento medíocre e estupido o seu Luís Campos.
    Tenho 29 anos e desde os meus 12 anos amo o Rock.
    Angra, Symphony X, Dream Theater, Pantera, Sepultura, Dr Sin , Oficina G3, Stryper, Mr big, Richie Kotzen, Glenn, Extreme, Avenged Sevelfold, NOTURNALL e inúmeras outras bandas são incríveis e lutam para serem reconhecidas. Tenha mente aberta cara e tenha um pouco de respeito pelo trabalho dos outros. Tipico de rockeiro, músico BABACA essa sua atitude cara.

    Ps: essa sua opinião só me da nojo e mostra pq nosso gênero musical é tão sem união e imbecil E por fim, meia duzia leram ou lerão seu comentario, já a banda faz sucesso e lutam por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me diga uma coisa, quanto você ganhou desses caras ai para dar essa puxada de saco explicita ?

      Excluir
  8. 8.5 foi MUITO generoso, daria 5 no máximo. Bem chatinho.

    ResponderExcluir
  9. Caramba, só sabem criticar.. todo mundo fala em respeitar opinião do próximo mas na vdd não respeita ninguém! Ninguém aqui se coloca no lugar de um músico trabalhador, os caras tiveram muito trabalho para produzir tudo isso, são ótimos músicos e claro, como qualquer pessoa que fez um trabalho suado, espera sim, receber uma nota boa.... Mas vejo que quem escreveu o recado respeitou sua opinião e ainda te elogiou, somente não quis compartilhar, que é um direito.... e se eles não querem divulgar essa resenha é completamente compreensível... eles provavelmente tem assessoria para fazer isso e não é qualquer porcaria que escrevem que eles vão ficar divulgando por ai. Concordo super com eles!

    ResponderExcluir
  10. O que eles tentaram fazer com o escritor da resenha foi ridículo, eu escrevo resenhas de discos desde sempre, e me coloquei no lugar dele, mas Noturnall não pode servir de referencia pra underground metal. Banda/bando de poser do caralho isso sim!!!

    Há e antes que eu esqueça,...Thiago Bianchi, Léo Mancini, Fernando Quesada, Juninho Carelli, Aquiles Priester...VCS DEVIAM TER ERA VERGONHA OU NO MÍNIMO PEDIR DESCULPAS AI CARA DA RESENHA. E cara que escreveu a resenha, jogue o CD dessa banda poser no mato. Foda-se!!!

    ResponderExcluir
  11. Vi vários músicos do Metal Nacional criticando o cara (Bianchi) só que esses mesmos que criticaram são os que também não apoiam coisa nenhuma. Eu mesmo, tenho uma página dedicada a postar bandas do underground e esses manés não servem nem para compartilhar ou comentar as postagens. Resumindo: Se o Thiago fez isso ou não, problema é dele!

    ResponderExcluir
  12. bah, na minha opinião são uns cuzões essas bandas. não estou aqui tirando a tecnica deles, todo mundo sabem que os caras tocam muito. mas estão nessa por dinheiro, sempre foi assim....cara, não para para ouvir e não apoia essas bandas da ''grande mídia metalica'' da cena nacional. tem muitas bandas boas ai na cena underground e que estão nessa por que gosta do rock / metal. agora, essse ''músicos de conservátorios '' se acham a última bolachinha do pacote ! respeito quem esta nessa por amor ao metal, não mercenários ! agora, estão fazendo metalcore por que esta na moda, para molecada nova. sou da velha guarda, do metal old school!

    ResponderExcluir
  13. Os caras pedem para a banda divulgar resenha da análise de seus escritos? Jogaram pedra para cima e apararam com a cabeça? É muita doideira.

    ResponderExcluir
  14. KKKKKKKKKKK que piada, além da banda ser ingrata, ainda querem manipular a opinião da crítica achando que isso afetará na opinião do público e consequentemente no retorno á banda. Ouvi o album, e esse é mais um entre milhares de discos comuns e 'modernosos" cheio de groove lançados todos os dias, totalmente estagnado e sem personalidade própria. Vai agradar em cheio fãs de korn e slipknot.

    ResponderExcluir