segunda-feira, 14 de abril de 2014

Delain – The Human Contradiction (2014)




Delain – The Human Contradiction (2014)
(Napalm Records - Importado)

01. Here Comes The Vultures
02. Your Body Is A Battleground (feat. Marco Hietala)
03. Stardust
04. My Masquerade
05. Tell Me, Mechanist (feat. George Oosthoek)
06. Sing To Me (feat. Marco Hietala)
07. Army Of Dolls
08. Lullaby
09. The Tragedy Of The Commons (feat. Alissa White-Gluz)

Quando falamos em Metal Sinfônico vindo da Holanda, os primeiros nomes que virão em sua cabeça certamente serão Épica e Within Temptation. Alguns certamente poderão recordar do hoje finado After Forever, mas poucos irão citar o Delain logo de cara como fazendo parte da linha de frente do estilo. A verdade é que apesar de uma carreira consistente e de vir crescendo em popularidade nos últimos anos, sempre faltou aquele algo mais para que chegassem ao mesmo nível de popularidade dos nomes citados. Sempre enxerguei o Delain como uma banda muito similar ao Within Temptation, já que assim como esta, sempre teve certo apelo pop em suas músicas. A diferença é que no caso deles, por mais que Charlotte Wessels tenha uma voz agradável e cativante, não tem o alcance de uma Sharon Den Adel. Em resumo, sempre os achei um tanto sem graça, sem sal.

Mas The Human Contradiction tem potencial para me fazer rever certos conceitos. Conduzidos pelos teclados de Martijn Westerholt (sem dúvida alguma, a força motriz por de trás da banda) e por ótimos refrões (o apelo pop se faz presente em certos momentos), conseguiram imprimir um pouco mais de peso em sua música, se descolando dos rumos tomados pelo Within Temptation. Se este último vem seguindo um caminho cada vez mais na direção de tornar sua música comercial (Hydra esta ai para confirmar isso), o Delain optou por se aproximar mais do Metal. O álbum conta com três participações especiais, Marco Hietala (Nightwish), George Oosthoek (Orphanage) e Alice White-Gluz (ex The Agonist, Arch Enemy), que só agregam qualidade ao trabalho. Apontaria como destaque aqui “Your Body Is A Battleground” com um dueto funcional entre Charlotte e Hietala, “Stardust” e “My Masquerade”, faixas com apelo mais pop de todo trabalho, “Tell Me, Mechanist”, a mais agressiva e com ótimos vocais guturais a cargo de Oosthoek e “The Tragedy Of The Commons”, pesada e mais operística, contando com ótima participação de Alice, que se saiu muito bem tanto nos vocais limpos quanto nos guturais.

Com um trabalho mais maduro e pesado, The Human Contradiction tem potencial para levar o Delain a um patamar mais elevado no cenário do Metal Sinfônico. Aquele apelo pop ainda está ali, é uma característica inerente à banda, principalmente pelos vocais de Charlotte, só que agora, mais confiantes, deram um importante passo adiante e tem tudo para agradar aqueles que curtem bandas como Lacuna Coil, Épica, Within Temptation ou Nightwish. Se é a sua praia, pode correr atrás sem arrependimentos.

NOTA: 7,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário