quarta-feira, 12 de março de 2014

Kernunna – The Seim Anew (2013)




Kernunna – The Seim Anew (2013)
(Independente - Nacional)

01. Kernunna
02. Curupira’s Maze
03. The Seim Anew
04. Snark
05. Dreamer
06. Póg Mo Thóin
07. The Last of the Seven Ears
08. The Keys to Given!
09. Ricorso

Para aqueles que não sabem, o Kernunna é o novo projeto do talentosíssimo multi-instrumentista Bruno Maia (Tuatha de Danann e Braia). Aqui ele se cercou de músicos como Khadhu (v,b/Cartoon) e Marco Diniz (v/Neverknow e participações no Tuatha), dentre outros, para fazer uma mescla bem interessante de estilos. 

A musicalidade do Kernunna é bem abrangente e aqui você irá encontra desde passagens mais Folk/Celta típicas do Tuatha de Dannan a passagens que vão te remeter a Beatles, Queen, Rush, Yes. E quer saber, o resultado disso é muito interessante. “Kernunna”, a faixa que abre o álbum, é uma agradável mistura de Folk com Prog Rock e que retrata perfeitamente o que você irá encontrar durante a audição. “Curupira’s Maze” tem letra baseada no folclore brasileiro e transita entre o Folk (tem algo de Skyclad aqui), o Metal e o Prog, pegada essa que se repete na faixa título, que possui um clima oriental que vai te remeter diretamente a alguns momentos dos Beatles. Quando “Snark” iniciar, a primeira coisa que virá a sua cabeça é “Silent Lucidity”, do Queensryche. Após isso, ela se envereda pelo Progressivo, sendo a única que não conta com elementos Folk. “Dreamer” é belíssima, com seus cravos, violinos e pianos e conta com forte influência do Yes, sendo uma das mais interessantes do álbum. “Póg Mo Thóin” é o momento Tuatha álbum, totalmente Folk/Celta e com um refrão desses que gruda de primeira na cabeça. “The Last of the Seven Ears”, a mais Psicodélica de todas, tem sua letra calcada no folclore mineiro (conta a lenda de Januário Garcia, o Sete Orelhas), sendo bem variada, envolvente e melódica. “Keys to Given!” tem uma pegada mais Space Rock e “Ricorso”, faixa que fecha os trabalhos, soa como uma agradabilíssima mistura de Prog, Folk, Beatles e Queen, sendo um resumo perfeito de tudo que foi escutado em The Seim Anew

Vale ressaltar que parte das letras desse trabalho foram inspiradas no último romance do escritor James Joyce, Finnegans Wake, tornando as mesmas tão interessantes quanto as músicas. É inegável que Bruno conseguiu dar uma cara única ao Kernunna, fazendo com que soe bem original e assim, nos deu um dos melhores álbuns de Folk do ano que passou. É desses trabalhos que vale a pena a aquisição. Então, dê um jeito de ter sua cópia o mais rápido possível.

NOTA: 9,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário