quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Behemoth – The Satanist (2014)




Behemoth – The Satanist  (2014)
(Nuclear Blast - Importado)

01. Blow Your Trumpets Gabriel
02.
Furor Divinus
03. Messe Noire
04. Ora Pro Nobid Lucifer
05. Amen
06. The Satanist
07. Ben Sahar
08. In the Absence ov Light
09. O Father O Satan O Sun!

A partir de The Apostasy (07), o Behemoth veio crescendo exponencialmente em matéria de popularidade no meio Black/Death, graças a uma sonoridade mais épica e carregada de orquestrações, tendo chegado a seu auge com o lançamento do álbum seguinte, Evangelion, em 2009. Mais eis que em 2010 seu líder e principal força motriz, Nergal, descobriu estar sofrendo de Leucemia (tendo passado por um transplante de medula em 2011) e essa experiência acabou por afetar de forma nítida o som da banda.

Esqueça aquela sonoridade pomposa, épica e complexa dos últimos trabalhos. Com The Satanist, o Behemoth faz uma espécie de resgate de suas raízes, apostando em um som mais orgânico, direto e agressivo. Tudo aqui soa bem intenso, seja musicalmente ou liricamente, reflexo direto da experiência vivida por Nergal. Apesar de o nível de qualidade aqui ser altíssimo e The Satanist não possuir qualquer faixa desnecessária, algumas músicas acabam por sobrepujar as demais. A abertura, com a pesadíssima “Blow Your Trumpets Gabriel” é um cartão de visitas perfeito para o ouvinte, “Messe Noire” é simplesmente sensacional e “Ora Pro Nobid Lucifer” já nasceu simplesmente clássica. Vale também a pena citar a faixa título, bem soturna, pesada e cadenciada e a ótima “In the Absence ov Light”

Ter voltado mais a suas raízes, deixando as orquestrações e o lado épico de seus trabalhos anteriores para trás, em momento algum é um retrocesso por parte do Behemoth. É justamente o oposto, pois aqui dão um passo à frente com a sua música. Toda essa efetividade e simplicidade só lhes fizeram bem, já que agressividade e intensidade nunca são demais para qualquer banda de Black/Death. Mais direto e brutal, Nergal e seu Behemoth lançaram um dos grandes trabalhos de sua carreira e que desde já, tem vaga certa entre os clássicos da banda. Ainda é cedo para marcar sem medo, mas The Satanist tem potencial para entrar nas listas de melhores do ano de muita gente por ai.

NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário