terça-feira, 7 de maio de 2013

Vandroya – One (2013)




01. All Becomes One
02. The Last Free Land
03. No Oblivion For Eternity
04. Within Shadows
05. Anthem (For The Sun)
06. Why Should We Say Goodbye?
07. Change The Tide
08. When Heaven Decides To Call
09. This World Of Yours
10. Solar Night

Os paulistas do Vandroya chegam a seu debut apostando no Power Metal, estilo que saturou nos últimos anos e que salvo raras exceções, tem gerado apenas clones pobres de bandas consagradas do estilo. Sendo assim, devo admitir que ao iniciar a audição desse trabalho, minhas expectativas não eram das melhores (e isso porque sou fã do estilo em questão!). 

Apesar de achar um tanto desnecessária, a introdução “All Becomes One” já me despertou a atenção, não por sua qualidade, mas por mostrar desde o início a qualidade da produção de One. Uma rápida espiada e descobrimos que a masterização e mixagem do trabalho ficaram a cargo do grande Heros Trench. Ponto para o Vandroya. Quando “The Last Free Land” inicia, tudo indica que vamos nos deparar com uma banda que aposta em todos os clichês do estilo. Mas quando Daisa Munhoz (que participa do Soulspell) começa a cantar, o espanto é imediato, já que ela se mostra o primeiro diferencial da banda, com sua voz potente e timbre perfeito para o estilo, não soando enjoativa em momento algum. Veloz, seguindo aquela escola clássica do estilo e com um refrão fácil de decorar, além de riffs e solos muito bem trabalhados, essa é daquelas músicas perfeitas para abrir shows. Aliás, as guitarras são o segundo diferencial do Vandroya. A qualidade das harmonias, riffs e solos despejados por Marco Lambert e Rodolfo Pagotto são latentes e os colocam bem a frente da concorrência. O terceiro diferencial surge na faixa seguinte, a variada e pesada “No Oblivion For Eternity”, onde podemos observar uma saudável influência de Progressivo no som da banda, algo que perdura pelo restante da audição de One. Outros destaques vão para “Within Shadows”, com um baixo forte e ótimos solos de guitarra e teclado, a totalmente Power “Change The Tide”, que conta com participação de Leandro Caçoilo (ex-Eterna, Seventh Seal) e a balada “Why Should We Say Goodbye?”

Enfim, temos aqui arranjos de muito bom gosto, peso, melodia, ótimos riffs, solos bem trabalhados, ótimos vocais e refrões para lá de cativantes. Em suma, tudo que apreciadores do estilo em questão podem esperar de um ótimo álbum de Power Metal. Se diferenciando dos clones sem criatividade que infestam a cena, em momento algum o Vandroya soa cansativo e previsível, o que nos coloca diante daquela que pode ser a maior revelação do estilo vindo dessas paragens nos últimos anos. Se curte Power Metal, pode ir sem medo!

NOTA: 8,5



Nenhum comentário:

Postar um comentário