segunda-feira, 22 de abril de 2013

Caladan Brood – Echoes Of Battle (2013)





01. City Of Azure Fire
02. Echoes Of Battle
03. Wild Autumn Wind
04. To Walk The Ashes Of Dead Empires
05. A Voice Born Of Stone And Dust
06. Book Of The Fallen 

Devo admitir que já fazia algum tempo que não me surpreendia com um álbum de estreia, como ocorreu ao escutar Echoes Of Battle, dos americanos do Caladan Brood. Apostando em um Black Metal atmosférico e épico, na linha do Summoning, surgem com um trabalho coerente, bem estruturado e de melodias cativantes. Aliás, os austríacos são a maior referência e inspiração para o que encontramos nas 6 faixas que compõem esse material.

Saca aquele Black mais arrastado, épico, com sintetizadores criando uma atmosfera diferenciada e letras voltadas para romances de fantasia (nesse caso, um romance do sueco Steven Erikson)? Então, é exatamente o que irá encontrar aqui. Mas o Caladan Brood não se limita a apenas copiar o que foi feito pelo Summoning, mesmo essa sendo sua referência direta. Surpreendentemente, para uma banda estreante, eles conseguem imprimir características próprias a seu som, principalmente no quesito vozes, já que temos varias passagens que contam com coros e vocais limpos. Apesar dos 71 minutos espalhados por apenas 6 faixas, todas entre 10 e 15 minutos, raramente o álbum soa cansativo, e funciona muito bem como um todo.

Pode-se dizer que a audição desse trabalho é uma experiência cinematográfica para os ouvidos, já que a todo tempo as musicas nos levam a imaginar grandes batalhas. Inevitavelmente, elas nos envolvem e em momento algum perdem o fio da meada. Claro, até por se tratar de um álbum de estreia, nem tudo aqui são flores. A bateria programada soa um tanto artificial e em algumas passagens mais lentas, a banda soa um tanto repetitiva, redundante. E nesse ponto que bandas como Moonsorrow, Summoning ou Falkenbach se diferenciam, soando mais diversificadas e intensas. Mas lembremos, esse é apenas o debut do Caladan Brood. Apesar de toda a homogeneidade, “Echoes Of Battle” e “To Walk The Ashes Of Dead Empires” se destacam sobre as demais.

De tempos em tempos, surgem do nada, bandas que surpreendem e demonstram grande potencial já de cara. Esse é o caso do Caladan Brood. Apesar de toda a similaridade, se mostram muito mais profundos que uma simples imitação do Summoning. Absorveram sim, o ethos de composição desses, isso é inegável, mas com riffs fortes e ótimos vocais e coros limpos, conseguiram dar uma identidade própria a seu som. Se o Summoning definiu as diretrizes desse Black mais épico e atmosférico com seu Minas Morgul (95), ouso dizer que esses americanos podem estar começando a redefinir os parâmetros do estilo com seu Echoes of Battle. Uma estreia surpreendente e que me faz esperar ansioso pelo próximo passo desses americanos.

NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário