segunda-feira, 4 de março de 2013

Helloween - Straight Out Of Hell (2013)


1. Nabataea
2. World Of War
3. Live Now
4. Far From The Stars
5. Burning Sun
6. Waiting For The Thunder
7. Hold Me In Your Arms
8. Wanna Be God
9. Straight Out Of Hell
10. Asshole
11. Years
12. Make Fire Catch The Fly
13. Church Breaks Down

Os fãs do Helloween, em sua maioria, se dividem em dois grupos. De um lado, temos as viúvas de Michael Kiske, que não aceitam bem os álbuns lançados pela banda após sua saída. Do outro lado, temos os que praticamente ignoram a primeira fase da banda e consideram os lançamentos da fase Andi Deris como relevantes, alguns até clássicos. No final dessa briga, diria que ninguém tem razão. Indiscutivelmente, a primeira fase da banda é clássica. Simplesmente criaram o que chamamos de Metal Melódico e geraram os maiores clássicos do estilo, sendo copiados por bandas e mais bandas iniciantes até os dias de hoje. Mas não podemos ignorar que trabalhos como os ótimos Master Of The Rings, Time Of The Oath e Better Than Raw foram lançados já com Deris capitaneando os vocais. Mas vamos ao que interessa, o novo álbum da banda, Straight Out of Hell.

Em se tratando de Helloween, a expectativa é sempre alta, afinal, falamos de uma lenda do Heavy Metal, dos pais do Metal Melódico, por mais que a história recente da banda seja recheada de altos e baixos. O começo é muito, mas muito animador com a épica “Nabatea”, recheada de elementos clássicos dos alemães, riffs melodiosos, guitarras cavalgadas, bateria veloz e ótimo refrão. Sem dar tempo para respirar, já emendamos com aquela que é a melhor música já composta por eles em muitos anos, a pesada e cativante “World Of War”, com seu refrão mais do que grudento. O ritmo se mantém com as corretas e típicas “Live Now” e “Far From The Stars”, com peso e uma pegada forte. Mas ai surge o grande problema de Straight Out of Hell, o excesso de músicas. A genérica “Burning Sun” e as totalmente dispensáveis “Waiting for the Thunder”, “Wanna be God” e a deplorável e melosa balada “Hold Me In Yours Arms”, quase colocam todo o trabalho da banda a perder. A faixa título, recheada de clichês do Power Metal, mas com um refrão muito legal, volta a jogar a qualidade do trabalho lá em cima, e a pesada, moderna e fora dos padrões, “Asshole”, consegue manter a banda minimamente num patamar de qualidade. Após isso, o que temos são faixas genéricas ou dispensáveis, e sem as quais Straight Out Of Hell conseguiria viver tranquilamente.

O que temos aqui é um resumo da carreira do Helloween nos últimos anos. Um trabalho pesado, moderno, mas sem fugir ao estilo que os consagrou, com riffs curtos, diretos, muita melodias, linhas vocais cativantes e com vários altos e baixos. Se tivéssemos aqui nove, no máximo dez faixas, teríamos um trabalho de excelente nível, mas como não é o caso, nos sobra um trabalho apenas mediano. Independente disso, se você curte a fase atual dessa lenda germânica, pode escutar esse trabalho sem medo. Já as viúvas do Kiske.....

Nota: 7,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário